A PLMX Soluções atua há mais de dez anos na consultoria, venda, implantação, suporte e treinamentos dos Softwares da Siemens Digital Industries Softwares como Solid Edge, Femap, Teamcenter, NX CAD/CAM, Tecnomatix e Opcenter APS.

Contato

contato@plmx.com.br

(11) 3565-3808

Indústria 4.0 Sustentabilidade
Sustentabilidade e a Indústria 4.0

Sustentabilidade e Indústria 4.0: entenda as principais questões

Os termos sustentabilidade e Indústria 4.0 têm aparecido muito nas rodas de discussão ultimamente. Ambos são dois conceitos ligados de forma direta e frutos das novas tecnologias e dos investimentos feitos pelas organizações modernas.

Nos dias de hoje, não há mais espaço para impactos negativos causados pela atividade da indústria. Os consumidores se sentem responsáveis por aquilo que consomem e pelas consequências de uma produção que não considere o meio ambiente.

As novas indústrias, que buscam se manter competitivas no mercado atual, devem entender e buscar essa relação entre os dois conceitos. Deste modo investindo de forma responsável para manter o seu padrão de crescimento sem agredir o meio ambiente. Entenda mais a seguir!

O que é a Indústria 4.0 e quais são os seus impactos?

A Indústria 4.0 é o novo paradigma de produção, baseado em plantas de fábricas inteligentes. Neste novo paradigma existem máquinas e sistemas munidos de sensores que se comunicam e trocam informações. Em um sentido geral, é a utilização de dados para a melhoria do desempenho.

Com base em informações, é possível visualizar de melhor forma todo o processo produtivo. Em conclusão é possível melhorar a gestão de todos os ativos dentro da fábrica e também as tomadas de decisão, uma vez que é possível realizar predições baseadas em padrões de dados.

Isso leva a indústria a outro patamar, em que se produz mais com menos. Como resultado reduzimos o consumo de matérias-primas, a agressão ao meio ambiente e o uso de recursos, bem como promovemos outras vantagens que até hoje ainda não eram possíveis.

Qual a relevância da sustentabilidade na indústria?

Os padrões de consumo vêm mudando nos últimos anos. Os indivíduos estão desenvolvendo uma consciência ambiental maior, deixando de apenas se preocupar com o que fazem, mas também prestando uma maior atenção ao que consomem.

Com isso, indústrias que não têm uma política de preservação ambiental e de sustentabilidade, acabam por gerar uma imagem ruim perante o mercado e tendem a afastar os consumidores. Além disso, é preciso ter em mente que a sustentabilidade na indústria não se trata apenas de marketing para a atração de consumidores.

Ela é uma arma poderosa para a redução de custos e o melhor aproveitamento de matérias-primas e recursos disponíveis. Ou seja, uma fábrica sustentável é capaz de produzir mais e com uma maior eficiência em relação a uma indústria que não tem nenhuma preocupação com políticas de sustentabilidade.

Como a sustentabilidade e a Indústria 4.0 se relacionam?

Conforme a tecnologia avança e novos conceitos, ferramentas e soluções surgem, a gestão das tarefas dentro de uma planta de produção se torna mais simples e eficiente. Ao mesmo tempo, a visibilidade acerca de cada uma das peças da cadeia produtiva aumenta de forma exponencial, permitindo o entendimento acerca de todos os processos envolvidos na produção.

Com efeito, é por meio dessa transparência que podemos atingir a sustentabilidade. Isso porque ficam claros os pontos de desperdício existentes ao longo de toda a cadeia produtiva, os locais de melhoria e até os processos que poderiam ser totalmente descartados.

A leitura de dados sobre todas as tarefas e os processos dentro da planta permite, ainda, estabelecer metas claras para atingir a sustentabilidade e reduzir o uso de recursos, melhorando a eficiência produtiva da indústria.

O cenário da sustentabilidade na indústria no Brasil

Estamos acostumados a pensar que a tecnologia e as novidades do mercado chegam por último ao Brasil. No entanto, já existem vários movimentos da Indústria 4.0 por aqui e várias fábricas apostando em tecnologia para melhorar os seus resultados. O consumidor brasileiro já vem apresentando uma preocupação maior com a sustentabilidade. Por conseguinte, isso exige que as indústrias de nosso país busquem a modernização o quanto antes para garantir a sua competitividade nesse mercado.

Ao mesmo tempo, boa parte das organizações já visualiza os custos da modernização como um investimento, uma vez que existem várias vantagens que trazem um retorno rápido para as indústrias que buscam a sustentabilidade.

De que forma a sustentabilidade pode ser aplicada na indústria?

Existem diversas formas de aplicar a sustentabilidade dentro de uma planta de produção. Isso pode ser feito por meio de ações que visam a reduzir o consumo de recursos, a realizar o reaproveitamento de insumos ou, ainda, a evitar os desperdícios de materiais. Alguns exemplos interessantes de iniciativas que podem ser adotadas estão elencados abaixo.

Economia de energia

É possível utilizar sensores que visualizem a demanda e optem pelo desligamento de determinadas máquinas ou terminais quando não existe a sua necessidade. Consequentemente, isso reduz o consumo de energia da planta como um todo.

Consumo consciente

Todo o processo produtivo deve estar alimentado apenas com aquilo que é necessário para a produção. Em síntese, não deve ocorrer formação de grandes estoques, garantindo também um maior fluxo de capital dentro da organização.

Gestão de resíduos e materiais

A produção sustentável deve aproveitar os recursos disponíveis ao máximo. Como resultado, espera-se a diminuição dos impactos produtivos e a garantia da baixa geração de resíduos.

Além disso, é necessário realizar a gestão desses resíduos, dando a destinação correta para os materiais que não poderão ser aproveitados em outras atividades dentro do processo produtivo.

Adoção de energia solar

A energia solar está cada vez mais acessível com o desenvolvimento de novas tecnologias. Com isso é permitida a sua adoção como fonte secundária ou, até mesmo, primária dentro de uma indústria. Além de sustentável, o seu uso tem um impacto direto nos custos produtivos.

Reciclagem

A reciclagem de materiais já foi algo ignorado pela maioria dos gestores, porém, com o passar do tempo, essa prática não apenas está sendo adotada em larga escala, como também se mostra uma ótima opção para a entrada de recursos financeiros. Os resíduos de produção podem ser totalmente comercializados para a reciclagem.

Redução de matéria-prima

Por fim, temos o melhor aproveitamento de matéria-prima, o que pode ser alcançado com tecnologias que garantam uma gestão de estoque adequada e o uso consciente dos materiais envolvidos na produção. Dessa forma, é possível realizar a fabricação de mais itens com a mesma matéria-prima ou até mesmo reduzindo a sua demanda.

Como você viu, sustentabilidade e Indústria 4.0 estão dando o primeiro passo em direção à preservação ambiental e a um mundo mais equilibrado, no qual o consumo consciente anda de mãos dadas com o desenvolvimento e a inovação.

Continue lendo sobre a visitando o nosso artigo Indústria 4.0 e as suas tecnologias.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *