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Gestão PLM Tecnologia
Projeto de produto

Quais são as principais etapas de um projeto de produto e otimização do Design de Produção

Quando as pessoas utilizam determinados produtos e constatam a sua eficiência, elas podem se perguntar sobre quais etapas a fabricante seguiu para desenvolver uma solução tão precisa. Afinal, não se trata de mera inspiração, mas de um trabalho sério de ponta a ponta.

Desenvolver soluções de alto nível engloba, portanto, todo um projeto de produto. Neste artigo, falaremos sobre esse conceito, suas principais etapas e o que a equipe deve ter em mente para verificar o sucesso da sua empreitada. Acompanhe conosco.

O que é um projeto de produto?

De forma bem objetiva, trata-se de um projeto que concebe, em todos os detalhes, os aspectos da criação de um produto. Esse trabalho garante que um insight saia do papel e se transforme em uma mercadoria que agregue valor aos clientes.

O projeto de produto envolve, como veremos adiante, a ideia inicial, a distribuição de tarefas dentro do time de criação e desenvolvimento, a implementação efetiva da solução e a sua testagem.

Quais são as principais etapas do projeto de produto?

Agora que sabermos o que é um projeto de produto, falaremos das suas principais etapas.

Criação do conceito

O primeiro passo é criar uma diretriz para a ideia inicial. Assim, será possível desenvolver uma estrutura e as funções básicas do produto que será criado. Com esse objetivo definido, a empresa consegue implementar pesquisas internas e externas, definir os recursos tecnológicos que serão utilizados e a quantidade de colaboradores envolvidos.

A viabilidade econômica também deve ser abordada nessa etapa. A criação do conceito é, portanto, a fase na qual os profissionais aprofundam seus conhecimentos sobre o que os clientes precisam, assim como elaboram um planejamento estratégico.

Para essa fase, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Funcionalidade do produto
  • Mercado-alvo
  • Análise SWOT

Esse primeiro passo também serve para treinar os colaboradores, de forma que eles tenham as habilidades necessárias para desempenhar com sucesso suas respectivas tarefas.

Implementação do desenvolvimento

Agora, temos a etapa intermediária, antes da escala efetiva de produção. Nesse momento, é essencial desenvolver um projeto de produto que envolve a definição dos componentes, o custo preciso (além da mera viabilidade financeira), assim como a estética da criação e o seu ciclo de vida.

Isso pode ser feito por meio da documentação dos testes, das homologações, assim como da prototipação — isto é, a testagem de uma versão inicial do produto. Em poucas palavras, essa é a etapa de materialização do conceito, transformando a ideia inicial em algo mais concreto.

Prototipagem

Trabalhe com pesquisa de risco de mercado, análise de viabilidade, estratégias de desenvolvimento atribuindo tarefas ao cronograma, MVP (produto viável mínimo), que contribui para que o produto seja lançado mais rápido.

Otimização do Design de Produção

O chão de fábrica é um local caro para se fazer testes, por esse motivo, é que existem ferramentas de simulação, em que simulam um chão de fábrica real, e atrelado ao óculos virtual, torna a experiência ainda mais real e precisa.

Por isso se faz importante a junção do mundo real com o mundo digital, pois através dessa integração, desde o planejamento, passando pela engenharia até a operação, a produção se torna mais Sustentável, flexível e rápida.

No mundo digital temos o design, tanto para o produto (ciclo de vida) como produção (fábrica, planta, ciclo de vida). Simula e verifica os produtos digitalmente, incluindo a parte mecânica e eletrônica.
No mundo real, temos a otimização e a realização do produto e produção com Insights de dados.

De acordo com a Siemens “A abordagem do Gêmeo Digital permite que a simulação seja realista, validando os produtos, máquinas, linhas e plantas completas, as quais são a base para flexibilidade e uma fabricação mais eficiente”.

A trilha digital (digital thread) da otimização do Design de produção começa no produto e produção, passa pela gestão do ciclo de vida da planta, máquina e conceito de linha, validação do equipamento, linha do design, manufatura e validação, engenharia de automatização, otimização de plantas, gestação do ciclo de vida da planta e comissionamento virtual como mudanças.

Os benefícios são:

  • Menor tempo de colocação no mercado ao lançar novo produtos
  • Redução de erros quando apresentado novas tecnologias e processos, graças ao cenário de Simulação no gêmeo digital existente.
  • Comissionamento mais rápido e inicialização sem erros de produção real por pré-teste, simulação e comissionamento virtual

Preparação para o lançamento

Finalmente, temos a etapa em que a criação começa a ser realmente produzida para o mercado. Nessa fase, é crucial manter a concentração das pessoas envolvidas, assim como solicitar feedbacks daqueles que foram designados para esse estágio.

Uma boa ideia é testar o produto com clientes já fidelizados, com a condição de que eles repassem suas opiniões sinceras sobre o que estão usando. Dessa forma, a empresa terá um feedback valioso para realizar ajustes finais antes do lançamento, caso sejam necessários.

É importante esclarecer que a liberação para o mercado não marca a conclusão dos trabalhos. Isso porque a empresa ainda deve estar atenta às influências externas, como as respostas e avaliações dos consumidores.

Como elaborar um lançamento bem-sucedido?

O mais importante no projeto de produto é que cada etapa tenha o seu devido tempo de latência. Desse modo, será mais fácil monitorar performances, acompanhar as falhas e desenvolver tudo de acordo com os dados coletados.

Antes de avançar em cada etapa, é crucial constatar se o produto está realmente evoluindo e demonstrando progresso em relação aos indicadores e métricas. Uma boa ideia é contar com consultores especializados em tecnologia e gestão de projetos para que cada passo seja monitorado com cuidado.

Como vimos, o projeto de produto deve passar por diversas etapas para garantir não só um lançamento bem-sucedido, mas também um produto que realmente agregue valor aos clientes. Por isso, busque consultores e especialistas em soluções técnicas para ajudar você a monitorar e otimizar a rotina produtiva.

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