A PLMX Soluções atua há mais de dez anos na consultoria, venda, implantação, suporte e treinamentos dos Softwares da Siemens Digital Industries Softwares como Solid Edge, Femap, Teamcenter, NX CAD/CAM, Tecnomatix e Opcenter APS.

Contato

contato@plmx.com.br

(11) 3565-3808

Não categorizado
L2 1024x535 1

O papel do Teamcenter na transformação digital

O Teamcenter é uma solução tecnológica, desenvolvida pela Siemens, para o gerenciamento de ciclo de vida do produto (PML). De fato, é a solução mais usada no mundo inteiro pelas empresas de manufaturas que produzem produtos complexos. 

Ao permitir centralizar as informações em uma única plataforma, facilita a unificação de diversos fluxos e processos, disponibilizando as informações conforme a necessidade de cada equipe envolvida.  

Para entender o papel desta solução tecnológica no processo de transformação digital, continue lendo este artigo, escrito pela PLMX, que trata das principais características da ferramenta e como contribui para maximizar a produtividade e simplificar operações globais.

O que é o Teamcenter?

O Teamcenter é um sistema de gerenciamento de ciclo de vida do produto (Product Lifecycle Management – PLM) desenvolvido pela Siemens. De fato, é uma plataforma colaborativa e integrada para gerenciar os aspectos do ciclo de vida de um produto.

Nesse sentido, o objetivo principal desta ferramenta é ajudar as empresas a desenvolver produtos de alta qualidade de maneira eficiente. Com isso, permite o gerenciamento efetivo dos dados, processos e recursos associados a eles.

Em seguida, veja as principais funcionalidades do Teamcenter:

1.º – Permite que os usuários armazenem, compartilhem e gerenciem informações sobre produtos e projetos em toda a empresa;

2.º – Facilita a comunicação e colaboração entre equipes multidisciplinares, acelerando o processo de desenvolvimento do produto;

3.º – Ajuda a gerenciar e controlar processos-chave do ciclo de vida do produto, como desenvolvimento de produtos, fabricação e fornecimento;

4.º – Permite a integração com uma variedade de aplicativos de engenharia, como CAD, CAM e CAE, para facilitar a troca de informações entre eles;

5.º – Permite o rastreamento e gerenciamento das alterações feitas nos produtos e projetos durante todo o ciclo de vida, garantindo a consistência e a rastreabilidade das informações;

6.º – Ajuda as empresas a garantirem que seus produtos atendam aos padrões de qualidade e conformidade necessários;

Como o Teamcenter ajuda na transformação digital? 

O Teamcenter desempenha um papel crucial na transformação digital das empresas, facilitando o processo de adaptação às demandas do mercado, tornando as empresas mais competitivas. Em seguida, veja algumas formas como a ferramenta contribui:

Digitalização de processos

Com essa solução tecnológica, as empresas digitalizam seus processos de negócios, substituindo fluxos de trabalho baseados em papel por processos digitais eficientes. Desse modo, resulta em maior velocidade, precisão e eficiência na execução das tarefas.

Colaboração aprimorada

A partir do uso da plataforma é possível estabelecer a colaboração entre equipes multidisciplinares e geograficamente dispersas. Além de fornecer acesso em tempo real aos dados do produto e tornar as comunicações mais eficientes. 

De fato, propiciando decisões mais rápidas e melhor alinhamento entre as equipes envolvidas no desenvolvimento do produto.

Integração de sistemas

O Teamcenter integra-se perfeitamente a outros aplicativos e sistemas empresariais, como CAD, CAM, CAE, ERP e CRM. Sem dúvida, facilita o fluxo de informações entre diferentes departamentos e ferramentas, gerando uma visão unificada dos dados do produto.

Análise de dados e tomada de decisão baseada em dados

Com a ferramenta, as empresas podem coletar, armazenar e analisar grandes volumes de dados do produto, o que permite a tomada de decisões baseada em dados. 

Além disso, facilita a identificação de tendências e oportunidades de melhoria, gerando produtos mais inovadores e de maior qualidade.

Rastreabilidade e conformidade

Com a plataforma é mais fácil desenvolver a rastreabilidade de todas as informações relacionadas ao produto ao longo de seu ciclo de vida. Com isso, garante a conformidade com os regulamentos e padrões da indústria, protegendo a imagem da empresa. 

Flexibilidade e escalabilidade

A arquitetura do Teamcenter é projetada para ser flexível e escalável, criando condições para que as empresas se adaptem rapidamente às mudanças nas demandas do mercado. O que permite o crescimento e expansão futuros do negócio. 

Diferenciais do Teamcenter para o gerenciamento do ciclo de vida dos produtos

Certamente, o Teamcenter é uma solução escalável que atende as necessidades de todos os portes empresariais, oferecendo vantagens para o gerenciamento efetivo do ciclo de vida de seus produtos. Veja a seguir os principais diferenciais desta ferramenta:

1.º – Ambiente colaborativo para informações e manipulação do produto via Web em tempo real;

2.º – Integração com ERP da sua empresa, parceiros e clientes;

3.º – Sincronização de tarefas, cronogramas e alocação de recursos;

4.º – Captura geométricas, dados e estrutura do produto de diferentes sistemas CAD/CAE/CAM;

5.º – Reduza o tempo com tarefas de não engenharia em até 25%.

Assim, é fácil entender que o Teamcenter funciona como um núcleo central que integra e gerencia as informações geradas no desenvolvimento de produtos, como:

  • Estruturas de produto (BOM);
  • Estruturas de processos (BOP);
  • Requisitos;
  • Fluxos de trabalho;
  • Regras de acesso;
  • Cronogramas, entre outros. 

Além disso, como parte das suas muitas funcionalidades para gestão do ciclo de vida dos produtos, oferece uma variedade de recursos para ajudar na gestão de dados e documentos relacionados a um produto.

O Teamcenter atua como uma plataforma que centraliza o armazenamento, gerenciamento, controle e compartilhamento de dados e informações. Por isso, existem muitas possibilidades de documentações que podem ser gerenciadas no Teamcenter, tais como:

  • Desenhos 3D e 2D;
  • Simulações;
  • Especificações;
  • Documentos de engenharia;
  • Dados de fornecedores;
  • Planos de produção;
  • Registros de qualidade;
  • Cronogramas;
  • Fotos;
  • Vídeos, dentre outros.

Além disso, as integrações nativas permitem a visualização na própria plataforma, sendo possível abrir os documentos na aplicação local, permitindo que os usuários acessem os dados de qualquer lugar do mundo. 

Portanto, com o Teamcenter as empresas buscam melhorar a eficiência, qualidade e inovação em seus processos de desenvolvimento de produtos. Isso porque ajuda a aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela transformação digital.

Se quiser saber mais informações a respeito do Teamcenter, clique aqui para baixar o nosso material.