A PLMX Soluções atua há mais de dez anos na consultoria, venda, implantação, suporte e treinamentos dos Softwares da Siemens Digital Industries Softwares como Solid Edge, Femap, Teamcenter, NX CAD/CAM, Tecnomatix e Opcenter APS.

Contato

contato@plmx.com.br

(11) 3565-3808

Produção
Processos Industriais

Esclareça suas principais dúvidas sobre processos industriais

Os processos industriais são conceitos que admitem diferentes acepções e, justamente por essa razão, costumam gerar dúvidas até mesmo em gestores de indústrias. É possível defini-lo como todas as diferentes etapas que devem ser percorridas para completar determinada operação.

Como consequência, é possível determinar que os processos industriais são atividades que devem ser realizadas para ser possível transformar matérias-primas e convertê-las em diferentes produtos.

Se você tem interesse pelo assunto e deseja descobrir mais sobre o conceito de processos industriais, continue a leitura deste artigo que vamos apresentar todos os detalhes sobre o tema.

O que são os processos industriais e quais são as suas fases?

Os processos industriais são imprescindíveis para a criação de diferentes itens necessários para suprir as necessidades dos seres humanos, como papel, plástico e outros produtos fabricados ao utilizar diversos tipos de matérias-primas.

Há uma série de operações que compõem o processo industrial e que variam de acordo com os tipos de produtos desenvolvidos ou transformados. Contudo, é possível citar determinadas fases comuns na maioria dos processos, como as seguintes:

  • aquisição, contato e manipulação da matéria-prima;
  • transformação da matéria-prima por meio do condicionamento;
  • utilização de técnicas para transformar a matéria-prima (cada processo industrial conta com suas técnicas específicas);
  • separação da matéria-prima para que seja possível transformá-la em produto;
  • por fim, há a criação do produto.

Para exemplificarmos, podemos citar a produção de papel, em que o processo industrial começa a se desenvolver quando se talha uma árvore e leva a madeira até uma fábrica de celulose. Depois, é preciso descascar a árvore, tirar a cortiça para depois ser processado e obter pasta de celulose.

Por fim, é preciso aplicar diferentes substâncias para branquear a pasta, além de submetê-la às fases de secagem e prensagem. Ou seja, nesse caso, o processo teve início na floresta com uma árvore e terminou na indústria com a criação das folhas de papel.

Quais são os tipos de processos?

Além das fases dos processos industriais, é possível classificá-los, ainda, em diferentes tipos existentes nos dias atuais. A seguir, vamos apresentar um breve resumo sobre cada um deles.

Operações contínuas

As operações contínuas ocorrem sempre que o processo de transformação é feito de maneira contínua e por um período de tempo específico. Nesse caso, a tecnologia costuma desempenhar um relevante papel. Em geral, esse tipo de processo costuma ser usado em indústrias de química ou energia.

Operações descontínuas

As operações descontínuas se assemelham às contínuas. Contudo, nesse caso, o processo de transformação deve ser realizado em um tempo mais curto, uma vez que o produto é alterado de forma frequente e com facilidade. Em geral, esse tipo de operação costuma ser mais utilizado em indústrias de alimentos ou papel.

Operações discretas

Já as operações discretas são utilizadas nos casos em que somente um produto por vez é criado. Em geral, essa operação é usada para a criação de produtos muito grandes, como um avião ou carro, e diferentes processos de transformação são feitos no mesmo local.

Operações em lote

Por fim, há a operação em lote — o processo mais antigo que existe. Nesse caso, o processo industrial deve ser feito por meio de uma sequência claramente definida. Em geral, a matéria-prima é misturada, transformada em condições específicas e itens são feitos em lotes e depois extraídos individualmente. Essa operação costuma ser mais usada por indústrias têxtil e farmacêutica.

Quais são as vantagens de utilizar a tecnologia nos processos industriais?

A tecnologia, como vimos, exerce um importante papel nos processos industriais, uma vez que ela atua como facilitadora e agente de melhorias constantes dos processos. A seguir, vamos apresentar algumas de suas principais vantagens.

Agilidade

A tecnologia é capaz de tornar os processos industrias mais ágeis, produtivos e, até mesmo, seguros. É o caso, por exemplo, de uma empresa que utiliza drones para a inspeção das plantas industriais.

Com isso, ela ganha mais precisão e agilidade em suas atividades de monitoramento, além de ser possível obter imagens de foto e vídeo das instalações.

Inovação

Frequentemente, são apresentadas novas tecnologias que possibilitam melhorias significativas nos processos industriais. As empresas que as utilizam se tornam inovadoras e, ainda, saem na frente de seus concorrentes.

Economia

Há uma estimativa de que a tecnologia para indústria pode somar 14,2 trilhões de dólares na economia global até 2030 — dado que deixa clara a importância de preparar sistemas, ferramentas e profissionais para a automação de atividades na indústria.

Mapeamento dos processos

A tecnologia é importante, ainda, para realizar o mapeamento de processos. Por meio dele, é possível observar de forma clara o funcionamento da indústria e de todas as etapas envolvidas no processo industrial. Além disso, dessa maneira, é possível prevenir erros e observar elementos que precisam de ajustes ou alterações.

Quais áreas dos processos industriais podem ser otimizadas por meio da tecnologia?

Por fim, vamos apresentar as principais áreas que podem ser otimizadas por meio do uso da tecnologia.

Gestão de processos

Um software de ERP, por exemplo, é uma opção relevante para as indústrias que desejem realizar a gestão de processos, uma vez que, por meio dele, é possível integrar dados de diferentes setores do negócio, o que concede ao gestor mais controle sobre a operação.

Gerenciamento de estoque

Os colaboradores que atuam na gestão de estoque precisam monitorar a quantidade de matéria-prima disponível, prever demandas e controlar a capacidade do estoque. Apesar de ser uma atividade que pode ser realizada manualmente, a realidade é que ela exige muitas horas de trabalho — o que significa aumento no custo da operação.

Já nos casos em que soluções tecnológicas são utilizadas, como RFID ou sensores de geolocalização, é possível saber com precisão qual é o estoque e onde está cada item e comparar ao número registrado no software de gestão.

Controle de qualidade

A tecnologia é capaz de facilitar o controle de qualidade de diferentes maneiras. É o caso, por exemplo, da utilização de sensores que conseguem identificar se determinada máquina passou a atuar em temperatura errada — o que geraria prejuízos ao produto final — e precisa de manutenção.

Como vimos, é fundamental que os processos industriais sejam realizados da maneira correta para que a indústria consiga alcançar o seu máximo volume de rendimento. Nesse sentido, a tecnologia é muito importante para otimizá-los e evitar desperdícios.

Entre em contato conosco para conhecer mais sobre a expertise de mercado da PLMX Soluções, fornecedora líder de tecnologias e serviços de PLM (Product Lifecycle Management) na América Latina.