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Conheça as 7 principais fases do desenvolvimento de produto

 

O desenvolvimento de produto conta com diferentes fases, e é importante os gestores conhecerem cada uma delas. Deste modo é possível criar itens que aproveitem ao máximo os recursos disponíveis.

Além disso, é essencial cumprir as etapas do desenvolvimento de forma correta e na ordem prevista para o produto alcançar o resultado desejado. Em outras palavras, é preciso fazer uma gestão de processos para tudo se encaixar e fluir da maneira correta.

Se você tem interesse pelo tema e deseja aprender como é feito o desenvolvimento de produtos e quais são as suas fases, continue a leitura deste artigo.

Quais são as principais fases do processo de desenvolvimento de produtos?

Para que seja possível, de fato, compreender sobre o tema vamos apresentar, nos próximos tópicos, as 7 principais fases do processo de desenvolvimento do produto.

1. Identificação da ideia

O primeiro passo para o desenvolvimento de produto deve ser, sem dúvida, a identificação da ideia. Essa fase também conhecida como brainstorming. Afinal, a geração de ideias é o ponto de partida para que algo novo surja.

Nesse momento, é preciso liberar a criatividade e registrar todas as ideias que ocorrerem. Considere sempre como base alguns direcionamentos primordiais, como os objetivos do negócio, o seu público-alvo e as tendências de mercado.

As ideias inovadoras de produtos podem surgir, por exemplo, em razão de tendências de vendas, necessidades dos consumidores, ações da concorrência ou, até mesmo, por sugestões de clientes, sendo necessário ficar atento para captá-las.

2. Triagem de ideias

Depois de registrar todas as ideias que surgem, chega o momento de selecionar aquelas que parecem ser mais promissoras e economicamente viáveis, considerando o porte da empresa.

Para realizar um filtro mais preciso, é necessário considerar diferentes critérios. Sobretudo, citamos o orçamento da companhia, custos de produção do produto, viabilidade técnica e perspectivas do público-alvo. Dessa maneira, ao analisar tais aspectos, apenas as ideias de alto potencial devem seguir para a próxima fase do processo.

3. Testes e prototipagem

Durante essa etapa, devem-se realizar testes preliminares a fim de observar se o produto escolhido serve como solução para um problema específico e se público-alvo compreenderá bem o seu conceito.

Nesse momento, a companhia pode realizar pesquisas internas e externas, por exemplo, por meio de entrevistas, envio de questionários por e-mail ou, até mesmo, dinâmicas para compreender se o valor do produto é, de fato, compreendido.

Durante as referidas pesquisas, o ideal é questionar se os consumidores comprariam o produto, se ele é capaz de satisfazer as necessidades do público-alvo e se eles conseguem identificar a sua utilidade.

Mais uma boa alternativa durante essa fase é a criação de um protótipo 3D que conte com as principais funcionalidades do produto para ele ser testado com um grupo de controle. Esse tipo de ferramenta permite a criação e edição de objetos tridimensionais, o que torna possível fazer as adequações necessárias para que o item se encaixe nos padrões industriais.

4. Análise de mercado

Depois que o conceito do produto é aprovado, pode-se realizar uma análise de mercado mais realista, detalhada e completa. É o momento, inclusive, de realizar o estudo da viabilidade econômica para determinar os custos de produção e projeções de retorno sobre o investimento, bem como a análise de público-alvo, da concorrência e do segmento em geral.

5. Desenvolvimento

Na fase de desenvolvimento, o plano do produto deve ser realmente colocado em prática para materializar a ideia desenvolvida. Nesse momento, a produção deve estar integralmente alinhada com o marketing para criar o produto ideal, sempre considerando os testes e prototipagem realizados.

De maneira geral, o processo de desenvolvimento costuma envolver aspectos básicos, como fabricação, criação da marca, embalagem e design do produto, além de outros fatores burocráticos, como licenças, patentes e certificações.

6. Validação no mercado

Na fase de validação de mercado, é preciso fazer os últimos testes antes de lançar o produto no mercado oficialmente. É relevante contar com grupos de consumidores alinhados à persona do produto para confirmar se o resultado atende às expectativas do público analisado.

Nesse momento, ainda há tempo para ajustes finais antes de produzir o produto em escala e distribuí-lo no mercado. No caso de startups, a coleta de feedback dos usuários do produto e o ciclo de experimentação costumam ser feitos várias vezes para a solução se aprimorar cada vez mais.

7. Lançamento

A fase final é o lançamento do produto no momento planejado e de acordo com o estudo das oportunidades de mercado. Aqui, é fundamental apresentar uma campanha de lançamento estruturada, nas mídias corretas, que transmita a mensagem desejada e que chegue até o público-alvo. Também é importante se atentar à distribuição para que o produto esteja disponível em locais estratégicos e chegue até os consumidores.

O que buscar como resultado no desenvolvimento de um novo produto?

Ao desenvolver um produto, a companhia deve sempre procurar suprir determinar demandas, como as seguintes:

  • qualidade: é preciso sempre procurar aprimorar a qualidade do produto por meio de novos aprendizados para ele se demonstrar interessante aos usuários e competitivo com relação às demais alternativas disponíveis no mercado;
  • redução de custos: uma forma de aumentar a margem de lucro do produto e, consequentemente, de aprimorar a competitividade é diminuindo os seus custos de fabricação;
  • agregar características: incluir características relevantes em um produto é capaz de suprir de maneira ampla as necessidades dos consumidores, o que aumenta a possibilidade de aceitação do item perante o público-alvo;
  • inovação: um produto inovador é capaz de criar uma dimensão de uso, inclusive um novo conceito que atenda a demandas que nenhum outro produto é capaz ou que possa suprir necessidades sequer detectadas pelos consumidores.

Agora que você já conhece todas as fases de desenvolvimento de produto e sabe o que é preciso buscar como resultado, deve ter percebido que todas as etapas são fundamentais, não é mesmo? Ao segui-las você aumenta as suas chances de acertar nas previsões e inovar com sucesso.

Se você deseja conhecer os produtos e serviços da PLMX que poderão auxiliar você em todo o processo de desenvolvimento de produto, entre em contato conosco!

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