Mais de dois anos após o início da pandemia no Brasil, aparentemente está chegando o momento onde podemos começar a questionar: “Como será o mundo no pós-pandemia?”, “Como a indústria deverá se adaptar?” e “O que podemos fazer para enfrentar uma crise como essa no futuro?”.
A realidade é que a pandemia afetou a economia como um todo com o fechamento provisório de uma grande quantidade de plantas de produção. Isso prejudicou os números da indústria em 2020, 2021 e ainda tem reflexos em 2022. Além disso, passou a exigir um melhor preparo para qualquer situação semelhante no futuro.
Os impactos da pandemia na indústria foram muito além do faturamento, a escassez de matéria prima gerou um descompasso em toda cadeia de produção que fez os custos disparar. Em determinado momento até mesmo as embalagens dos produtos estavam sendo trocadas devido à falta de plástico no mercado.
Por isso, ao longo deste artigo, abordaremos o que esperar desse mundo pós-pandemia, o que mudará e, principalmente, qual é o papel da tecnologia para garantir a continuação dos negócios e a sobrevivência da indústria. Continue a leitura.
A mudança trazida pela pandemia
Ninguém estava esperando por um evento como esse pelo qual passamos nos dois últimos anos. A pandemia não apenas trouxe riscos à saúde das pessoas, mas também prejudicou diretamente o resultado de boa parte das indústrias.
Nesse contexto, quem não contava com um provisionamento para emergências foi impactado de forma direta pela queda do consumo. O cenário fez com que plantas de produção fossem fechadas por questões sanitárias e muitas organizações até fecharam as portas.
Vamos entender algumas mudanças que ocorreram nesse período pelo qual ainda estamos passando.
O comportamento do consumidor
A expressão “novo normal” ganhou espaço em telejornais e também na boca da população. O resultado foi a aceleração de uma tendência que já vinha acontecendo de forma gradual nos últimos anos: o uso dos e-commerces por parte dos consumidores.
Inclusive, muitas pessoas tiveram o seu primeiro contato com o comércio eletrônico durante a pandemia e o saldo da experiência foi positivo. Com isso, vemos claramente uma mudança de comportamento do consumidor, que deixa de ter a necessidade de adquirir produtos e serviços de forma presencial.
Essa mudança de comportamento não diz respeito apenas à aquisição de eletrônicos, ou de itens de vestuário — algo que já estava a pleno vapor —, mas até mesmo a compra de itens básicos em supermercados começou a ser feita por meio de plataformas online.
Com isso, temos uma grande oportunidade para as indústrias, que podem ampliar a sua área de atuação apostando na venda online. Como resultado é possível alcançar muito mais consumidores do que seria possível com uma distribuição de produtos regionalmente, por exemplo.
A forma de trabalhar
Uma das grandes mudanças trazidas pela pandemia foi o trabalho remoto, popularmente chamado de home office. Essa regra não se aplica diretamente à planta de produção, pois é necessário contar com trabalhadores na linha para manter tudo funcionando.
Contudo, muitas indústrias perceberam que é possível manter um fluxo de trabalho simples e efetivo para toda a parte administrativa da empresa totalmente online, ou seja, não é necessário que os trabalhadores se desloquem todos os dias até um lugar fixo.
Com isso, temos uma redução significativa de custos, afinal, a parte administrativa da empresa ocupa um espaço, exige uma série de materiais e outros aportes financeiros que podem ser totalmente eliminados com o trabalho em home office.
Ainda que, em 2021 muitos gigantes da tecnologia como Google tenham anunciado o retorno definitivo aos escritórios, houve grande resistência dos próprios colaboradores. Por outro lado, muitas empresas enxergaram no Home Office uma forma mais rentável de continuar seus negócios. Outras empresas também já anunciaram a adoção do trabalho em formato híbrido (parte em Home Office e parte presencial).
O papel da tecnologia
Falar da indústria pós-pandemia, é falar necessariamente de tecnologia.Grande parte das mudanças citadas acima só são possíveis por meio da tecnologia. Durante 2020 muitas indústrias não estavam preparadas para o fechamento parcial de suas atividades por não contarem com as ferramentas certas.
Em um primeiro momento, alguns gestores ficaram totalmente desorientados acerca de como e para onde guiariam as suas empresas. Isso porque uma situação como essa era sem precedentes e nem todos tinham as soluções corretas.
A tecnologia foi fundamental para a continuidade de vários negócios, que se apoiaram em ferramentas para manter-se operativos. Com isso, diversos gestores deixaram de enxergar as soluções tecnológicas como meros apoios à operação para entender o seu valor estratégico para as organizações.
Já atualmente, em um cenário de significativa diminuição de casos em todo o mundo perante o aumento da vacinação, começamos a visualizar melhor o que chamamos de pós-pandemia. O grande legado desse período tende a ser maior aderência às tecnologias por parte da indústria, que pode e precisou se adequar para continuar atuando.
A tecnologia no pós-pandemia
Com a escalada da importância da tecnologia dentro das organizações, podemos esperar diversas mudanças na aplicação das soluções tecnológicas no pós-pandemia dentro do conceito de “novo normal”. Falaremos sobre algumas delas a seguir.
Indústria 4.0
Muitas empresas ainda não estavam investindo na transformação digital e na indústria 4.0 no Brasil por acharem que isso ainda era algo distante ou que os custos não se justificavam. Contudo, a pandemia mostrou que é fundamental buscar o conceito de fábrica inteligente.
Nesse sentido, espera-se um grande aumento nos investimentos para alcançar a indústria 4.0, a automação de tarefas e a Inteligência Artificial, visando a garantir o funcionamento das fábricas com o mínimo possível de trabalhadores.
Dessa forma, em qualquer situação na qual os colaboradores em atividade tenham de ser reduzidos, a indústria poderá se manter ativa e continuar produzindo.
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é uma das principais tecnologias quando falamos em indústria 4.0. Com ela é possível coletar dados, realizar análises, apresentar projeções e também tomar decisões por conta própria.
Dentro desse contexto em que muitas fábricas tiveram de ser fechadas ou reduzir ao máximo os colaboradores em atividade, a automação passou a ter um papel cada vez mais importante dentro das indústrias.
Porém, a IA é aplicada não apenas às máquinas, mas a todos os sistemas de gestão de uma fábrica, permitindo, assim, que a informação circule de forma livre e plantas quase ou totalmente autônomas comecem a tomar forma.
IoT
Por fim, temos a Internet das Coisas, em inglês Internet of things (IoT), um conceito acerca da automação individual de dispositivos, que não apenas pode coletar dados e reportar essa informação para um sistema central controlado por IA, mas que também troca conhecimento com outras máquinas da rede.
Ou seja, toda a planta de produção se torna integrada e passa a agir quase que como um organismo vivo, entendendo situações que possam acontecer, como um gargalo na linha, e se adaptando a elas. Este conceito de Internet das Coisas industriais está diretamente ligado à Indústria 4.0.
Além disso, é por meio da IoT que os sistemas de IA podem dar comandos diretos para todo e qualquer dispositivo de uma planta de produção. Esse também é o conceito que chamamos de “fábricas inteligentes”.
Essas são apenas algumas das mudanças esperadas para o pós-pandemia. Ainda assim, muitas coisas ainda podem mudar e estaremos atentos para trazer quaisquer novas informações para você durante esse tempo. Por isso, fique atento aos nossos artigos.
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