Já estamos em meio à quarta revolução industrial. A chamada indústria 4.0 é uma transformação digital nos meios de produção com a inserção de mais tecnologia. No entanto, algumas pessoas ainda não entendem o conceito da indústria 4.0 muito bem.
A tecnologia avançou muito nos últimos anos, com o surgimento das mais variadas soluções. Muitas dessas novas ferramentas e muitos conceitos podem ser aplicados à indústria para melhorar a sua produtividade e com isso gerar mais competitividade no mercado.
Esse novo modelo de produção não é algo extremamente complexo e disponível apenas para os grandes players do mercado. Pequenas e médias indústrias também podem modernizar-se em busca desse conceito, a partir de pequenas ações que têm a possibilidade de gerar um grande impacto. Entenda quais são as características da indústria 4.0, seu conceito e princípios seguindo a leitura.
O que é indústria 4.0?
Podemos apontar a indústria 4.0 como um novo paradigma de produção dentro das organizações. Resultado direto da quarta revolução industrial, ela é uma transformação que tem como principal motor o uso de dados de forma estratégica.
O que vem impulsionando os avanços nos processos produtivos dos últimos anos é a evolução para a indústria 4.0, que eleva o ideal de automatização.
Essa automatização ocorre através da integração de sistemas, realização da coleta e análise de dados e utilização de uma série de novas tecnologias, para permitir que, dessa forma, a linha de produção torne-se cada vez mais autônoma.
Podemos dizer que a indústria 4.0 é a fábrica inteligente, que não apenas produz, mas é capaz de deliberar sobre alguns pontos produtivos. Nesse sentido, ocorre a entrega de relatórios estratégicos aos gestores, que por sua vez visam a orientar a tomada de decisões.
Entre as principais tecnologias envolvidas nessa transformação digital da indústria, podemos citar:
- IoT ─ a Internet das Coisas pode auxiliar no processo de modernização, inserindo sensores e conectividade entre todos os assets de uma manufatura;
- machine learning ─ o aprendizado de máquina permite que sistemas e equipamentos “aprendam” como melhor produzir;
- big data ─ os dados são uma grande fonte de conhecimento e podem gerar vários insights sobre a produção, os riscos e as oportunidades;
- inteligência artificial ─ a IA garante a automação de processos dentro das fábricas, melhorando a produtividade na totalidade.
Quais são os princípios da Indústria 4.0?
Existem 6 princípios envolvidos diretamente na aplicação do conceito de indústria 4.0. São eles:
- tempo real ─ os sistemas automatizados são capazes de coletar dados, analisá-los e tomar decisões em tempo real;
- virtualização ─ a criação de uma cópia virtual na qual se pode checar de forma digital todos os pontos de uma fábrica;
- descentralização ─ os próprios equipamentos podem tomar determinadas decisões, realizar pequenos ajustes e avaliar demandas, repassando informações a um sistema central;
- orientação a serviços ─ conceito de software orientado à prestação de serviços conectados entre si por meio de uma sistema único central;
- modularidade ─ permite a acoplação e desacoplação conforme a necessidade da fábrica de inserir ou retirar sistemas de sua planta produtiva;
- interoperabilidade ─ todos os sistemas podem conversar entre si e trocar informações visando à melhoria produtiva da manufatura.
Quais os desafios da indústria 4.0 no Brasil?
O processo de modernização das fábricas no Brasil ainda está no começo, quando comparado com vários outros países desenvolvidos. Contudo, mesmo no estágio inicial, já é possível identificar várias iniciativas visando à inserção de tecnologia dentro das plantas de produção de nosso país.
Segundo uma pesquisa realizada pela Fiesp, 90% das empresas entrevistadas concordam que a automatização e a evolução para o conceito de indústria 4.0 são uma grande oportunidade de crescimento e melhoria de produção.
No entanto, apenas 30% dos entrevistados afirmaram já estar implementando algum tipo de tecnologia para levar sua manufatura para a quarta revolução industrial. Em outras palavras, há pouca iniciativa nesse sentido.
Parte dessa pouca adesão tem fundamento em uma crença de altos custos de implementação. Entretanto, esta crença não é verdadeira, visto que inserir tecnologia pode ser algo gradual e que gera um rápido retorno para as organizações.
Qual é a importância desse conceito?
A transformação digital da indústria é fundamental para garantir a sua sobrevivência em uma sociedade cada vez mais dependente da tecnologia. Dessa forma, quanto mais investem em soluções, mais as manufaturas se tornam eficientes produtivamente.
Portanto, os benefícios trazidos pelo conceito de indústria 4.0 são estratégicos, modernizando toda a planta de produção e gerando informações valiosas para entender o negócio, seus riscos e as oportunidades.
A redução de custos é um dos principais pontos quando falamos em modernização, uma vez que, ao ter uma visão clara acerca de todos os pontos de produção, podemos facilmente identificar gargalos e problemas produtivos, atuando de forma incisiva a reduzindo os gastos.
Dessa maneira a produtividade também é diretamente afetada por meio da automação, isso porque os próprios equipamentos podem realizar pequenos ajustes conforme verificada a necessidade, evitando as paradas na produção.
Além disso, temos a flexibilização, uma vez que tudo pode ser acoplado e desacoplado conforme a demanda, permitindo que a planta seja totalmente reorganizada conforme a necessidade, tornando a manufatura flexível de acordo com as demandas de mercado e produção.
Em conclusão, a automação e o conceito de indústria 4.0 também levam à queda de profissionais operacionais, para uma maior demanda por colaboradores estratégicos, que atuem na manutenção e no levantamento de dados, não diretamente na produção, visto que isso reduz também os erros no processo.
Como você pode notar, a indústria 4.0 visa a tornar a manufatura muito mais produtiva e competitiva, reduzindo seus custos, aumentando sua capacidade lucrativa e gerando crescimento.
O que se espera para o futuro da indústria?
Pode ser que o conceito de indústria 4.0 ainda demore para ser totalmente difundido no Brasil, mas várias manufaturas já estão saindo à frente e implementando pequenas ações que visam a sua modernização e melhoria produtiva.
Essa é uma tendência global inevitável, sendo que as fábricas que não buscarem a integração tecnológica em suas plantas estão fadadas a perder mercado e até mesmo a encerrar suas atividades, tendo dificuldades de competir com empresas mais modernas e atualizadas.
Em vez de temer acerca dessas mudanças, o ideal já é antecipar-se perante os desafios da modernização e buscar implementar novas tecnologias aos meios produtivos, ganhando destaque competitivo nos próximos anos.
A evolução da indústria não para, sendo que a IA e o machine learning estarão cada vez mais presentes e tomarão um lugar de destaque na produção dentro das manufaturas, aliadas à expertise humana.
Por conta disso, é fundamental iniciar um movimento de modernização agora mesmo, visando a alcançar o conceito de indústria 4.0 e estando preparado para o futuro.
Aprofunde seus conhecimentos sobre a Indústria 4.0 através do E-book gratuito: O guia completo sobre a Indústria 4.0.