A PLMX Soluções atua há mais de dez anos na consultoria, venda, implantação, suporte e treinamentos dos Softwares da Siemens Digital Industries Softwares como Solid Edge, Femap, Teamcenter, NX CAD/CAM, Tecnomatix e Opcenter APS.

Contato

contato@plmx.com.br

(11) 3565-3808

PLM
PLM Retail

PLM retail: 5 dicas para escolher a melhor opção para o seu negócio

O PLM (Product Lifecycle Management) é um sistema que tem como objetivo o gerenciamento do ciclo de vida do produto, desde o início de sua concepção até as fases de distribuição e vendas. Contudo, uma dúvida que é comum surgir é sobre como escolher uma PLM retail confiável.

Hoje em dia, o PLM retail é usado para que os indivíduos colaborem e trabalhem juntos ao idealizar, desenvolver, produzir e levar produtos ao mercado para todos os canais e regiões. Sem essa relevante ferramenta as empresas enfrentam mais dificuldades na tomada de decisões.

Se você tem interesse pelo tema e deseja descobrir como se deve escolher a PLM retail, continue a leitura deste artigo que vamos apresentar todos os detalhes.

Como escolher a melhor PLM retail?

Existem determinados fatores que devem ser observados para que seja possível escolher a melhor PLM retail. A seguir, vamos apresentar quais são eles e a importância de cada um.

Qualidade

Para escolher um bom fornecedor, o primeiro quesito que deve ser analisado é, sem dúvidas, a qualidade dos serviços ofertados. Inicialmente, é preciso observar se a empresa que o oferece está em conformidade com as questões legais e cumpre com todos os requisitos das regulamentações técnicas.

Após, é preciso avaliar se os itens estão em conformidade com os critérios da sua empresa. Observe se o fornecedor atende o padrão de qualidade preestabelecido e as políticas internas da empresa. Em caso positivo, já se torna possível observar os próximos itens.

Produção

Um fator que também deve ser levado em consideração é a capacidade de produção. Assim, é preciso se certificar se a PLM retail escolhida é capaz de atender às suas demandas sempre que for necessário.

De maneira geral, o programa deve ser capaz de suprir as necessidades da companhia em tempo hábil para que as operações não sejam afetadas. Contudo, além da capacidade produtiva eficiente, é imprescindível que o sistema também apresente um bom nível de qualidade.

Preço

Mais um ponto relevante e, muitas vezes, um dos mais críticos e que mais pesam para as empresas no momento de escolher uma PLM retail é o seu preço. Todas as gestões costumam visar à otimização e economia de recursos.

Dessa maneira, antes de optar por um parceiro ideal, é importante realizar uma cotação de valores e comparação de preços. Dessa forma será possível analisar se os valores praticados estão dentro da média do mercado.

No entanto, é válido ressaltar que não é apenas o preço que deve ser levado em consideração nesse momento. Tenha em mente que o mais importante não é optar pelo produto que conta com o preço mais baixo, mas sim o que apresenta melhor custo-benefício. Para tanto, o ideal é analisar as propostas, mas sem deixar de lado o quesito qualidade.

Localização

Quando se trata de um produto físico, a localização do fornecedor costuma ser um fator relevante que também deve ser considerado. Em outras palavras, a logística pode afetar diretamente na escolha, já que negócios distantes ou de outras cidades, por exemplo, podem prejudicar o seu estoque.

No entanto, no caso de um PLM retail essa preocupação não é tão relevante, já que se trata de um produto digital. Nesse caso, o que é necessário analisar é a disponibilidade de entrega.

Atente-se ao tempo para que o serviço seja ofertado, uma vez que é um item primordial para que sua empresa não fique desamparada durante o processo de ciclo de vida do produto. Isso é relevante especialmente para as companhias que trabalham com urgências ou prazos curtos.

Confiança

Manter um bom relacionamento com o fornecedor da PLM retail é imprescindível para que a parceria dê certo e gere bons resultados. Por essa razão, é necessário investir em construir uma relação que se baseie na transparência e na confiança.

Trata-se de uma medida que é importante para diminuir os riscos da relação. Além disso, para que seja possível construir essa saudável parceria, é necessário realizar uma boa avaliação e homologação de fornecedores, a fim de visualizar quais são as melhores. Considere fatores como sua reputação no mercado, histórico e estado de sua saúde financeira.

Pós-venda

Como citamos, é importante contar com um bom fornecedor de PLM retail para que vocês se tornem parceiros de negócio. Para que tudo ocorra conforme o planejado na parceria, é importante optar pela alternativa que apresenta um processo qualificado de pós-venda.

Um grande diferencial no pós-venda é o fornecedor oferecer capacitação apropriada para a equipe que vai utilizar o software.  Além disso contar com um processo de implantação adequado é fundamental para o bom funcionamento do sistema.

Para tanto, mesmo depois da entrega do serviço, é relevante encontrar um fornecedor que ofereça suporte e esteja disposto a ajudá-lo com as possíveis dificuldades que, porventura, você venha a enfrentar.

Quais são os benefícios de terceirizar essa área?

Ao optar por uma PLM retail confiável e implementá-la, é possível melhorar a gestão e obter benefícios nesse processo, como os que vamos apresentar a seguir.

Diminuição de custos

Ao observar os pontos que apresentamos, a tendência é que seja realizada uma negociação estratégica e uma parceria mais duradoura com o melhor custo-benefício — fatores que, sem dúvidas, geram uma diminuição de custos significativa para a sua empresa.

Fidelização

Ao produzir produtos de melhor qualidade, o que uma PLM retail confiável torna viável, é possível aumentar o valor agregado na entrega final, o que faz com que os seus clientes fiquem mais satisfeitos e, consequentemente, melhora a reputação da marca no mercado.

Como é possível garantir uma gestão eficiente?

Realizar uma avaliação eficiente ao optar por uma PLM retail confiável é um aspecto essencial para uma empresa que os gestores devem atentar, afinal, a gestão de qualidade deve ser uma premissa básica para qualquer negócio.

O PLM é capaz de ajudar no gerenciamento de determinado item, desde o início, quando ele é criado, até o momento em que ele deixa de ser produzido. Geralmente, a etapa de criação é um desafio para as organizações, já que envolve fatores como qualidade, inovação, custo, durabilidade, entre outros.

Nesse sentido, a PLM é capaz de fornecer importantes dados que são fundamentais para as indústrias durante a fase de criação de um produto, como rede de fornecedores, clientes, colaboradores e distribuidores.

Com uma gestão eficiente você tem o caminho pavimentado para criar uma indústria sustentável, com menos desperdício de tempo e matéria prima. No caso dos recursos de produção a gestão torna-se particularmente importante na indústria metalúrgica.

Dessa maneira, trata-se de um sistema completo que é capaz de facilitar os gestores em todo o ciclo de vida do produto de maneira simples e visual. Como mais algumas de suas vantagens, podemos citar ainda sua baixa complexidade para implementação e geração de alto retorno.

Agora que você já conhece as nossas dicas de como escolher uma PLM retail confiável, coloque-as em prática para que seja possível garantir uma gestão mais eficiente durante o processo de ciclo de vida do produto em sua empresa.

Se você deseja optar por uma PLM retail confiável, entre em contato conosco da PLMX, fornecedora líder de tecnologias e serviços de PLM (Product Lifecycle Management), incluindo soluções para a indústria da Siemens Digital Industries Software.