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Ciclo de vida do produto

Ciclo de vida do produto: saiba como otimizá-lo

Palavras como “durabilidade” são bastante discutidas quando o assunto é o desenvolvimento de produtos. Entretanto, o mais difícil é acertar nas estratégias para conseguir que uma mercadoria, ou serviço, seja resiliente e qualificada o suficiente para agradar aos consumidores de forma mais ampla.

O ciclo de vida do produto é um conceito desenvolvido justamente para atender a essas exigências, gerar resultados melhores para as empresas e satisfação por parte desses consumidores. Neste artigo, falaremos mais sobre os estágios do ciclo de vida do produto, seu conceito e como implementá-lo de forma efetiva. Boa leitura.

O que é o ciclo de vida do produto?

O ciclo de vida é o período que engloba desde a inserção de um produto no mercado até o seu declínio. O conceito parte do princípio de que grande parte das mercadorias que uma empresa coloca à disposição para os seus consumidores passa por alguns estágios específicos:

  • introdução;
  • crescimento;
  • maturidade;
  • declínio.

Sendo assim, o ciclo de vida do produto possui quatro fases, cada uma dessas fases necessita de algumas estratégias para garantir a longevidade e a durabilidade dos produtos, e dessa forma gerar a fidelização por parte dos consumidores. Portanto, a empresa maximiza os lucros, evita prejuízos e fortalece uma relação de confiabilidade com os seus clientes.

Quais são os benefícios do seu gerenciamento?

Investir na otimização do ciclo de vida do produto tem como objetivo principal ser uma estratégia para expandir as oportunidades de negócio e além disso, incrementar as soluções oferecidas pela empresa.

Um fator que deve ser levado em conta é o fato que o ciclo estabelecido pode ser aproveitado por diversos setores dentro da organização.

Assim sendo, essa estratégia beneficia as práticas industriais e até outras áreas do negócio, como o setor de marketing. Com a visualização mais completa de todas as etapas, os gestores terão uma noção mais precisa do quanto deve ser investido em publicidade para divulgar o lançamento de novas mercadorias, por exemplo.

Além disso, será mais fácil descobrir como tornar o produto mais atrativo ao público-alvo. O departamento financeiro saberá quais os preços devem ser praticados, além das técnicas para aumentar as vendas. Podemos até mesmo citar um software, como o Teamcenter, da Siemens, que proporciona o gerenciamento otimizado das etapas de um projeto na indústria.

Quando o gerenciamento do ciclo de vida é ignorado, a empresa perde controle sobre as etapas de desenvolvimento do produto. Isso aumenta a chance de investimentos desvantajosos, ocasionados pelo desconhecimento dos procedimentos.

Por outro lado, ao investir na otimização do ciclo, as empresas podem lidar de forma mais precisa com o gerenciamento dos arquivos CAD e obter sinergia entre a condução dos projetos e os produtos finais. Desse modo, ela combate problemas como a geração de peças em duplicidade e revisões em excesso.

Como é possível otimizar o processo?

Aplicação do PLM

O PLM é um conceito inovador que tem sido aplicado em diferentes partes da indústria e da engenharia, por exemplo. O Product Lifecycle Management é um conjunto de soluções que faz uso da tecnologia da informação para desenvolver uma espécie de banco de dados colaborativo em tempo real.

A partir dele, será possível gerenciar todos os procedimentos relacionados ao ciclo de vida de um determinado produto. Assim que, serão armazenadas informações que detalham desde a elaboração do projeto até o desenvolvimento e distribuição. Ele perdura até a comercialização efetiva das mercadorias.

Utilizando um software PLM, por exemplo, os gestores acompanham todas as fases do ciclo de vida do produto em tempo real e conseguem prever o impacto que alterações do projeto podem ter em cada estágio.

Supply chain

O desenvolvimento ágil de produtos se beneficia da utilização de parceiros especializados em supply chain, a gestão da cadeia de suprimentos. Com isso, é possível adequar-se às demandas atuais do mercado, já que a sua empresa conseguirá expandir a sua produção de acordo com as necessidades e expectativas dos consumidores.

Utilização de soluções CAD

A utilização de soluções digitais de CAD é outro diferencial na hora de cuidar do ciclo de vida de um produto. Um exemplo de solução digital desse tipo é o Solid Edge, da Siemens. Trata-se de um conjunto de soluções CAD dedicados a abordar todos os procedimentos de desenvolvimento.

Assim, ele é capaz de oferecer diversas funcionalidades, como o desenho 3D, a simulação e a gestão otimizada de projetos. Isso porque ele opera por meio de um ecossistema de aplicativos integrados, dedicados a fornecer a melhor performance possível. O portfólio também conta com outros atrativos:

  • possibilidade de trabalho colaborativo, baseado na nuvem;
  • design 3D;
  • fabricação assistida por computador (conhecida pela sigla CAM);
  • projetos elétricos;
  • publicações técnicas;
  • entre outros.

Além disso, esse conjunto de soluções digitais também proporciona a parametrização completa do modelo durante a criação. Isso facilita que alterações sejam feitas futuramente, caso esse seja o desejo da organização.

Outro diferencial é o cálculo de massa e volume, centro de gravidade e área de superfície. A migração de 2D para 3D é feita rapidamente, com a utilização de recursos destinados aos utilizadores de sistemas CAD mais tradicionais.

Aplicação da Internet das Coisas

Um aspecto valioso da tão comentada Internet das Coisas (ou IoT, do inglês Internet of Things) é que ela pode ser aplicada para otimizar todo o gerenciamento do ciclo de vida do produto (isto é, do PLM). Mais do que entender como a Internet das Coisas funciona, ela é fundamental para incrementar procedimentos como o design de produto e a gestão de supply chain, por exemplo.

Isso porque scanners, códigos de barra e GPS já estão sendo integrados à IoT para que os gestores consigam monitorar o movimento de produtos dentro da indústria e durante o transporte até os clientes. A tecnologia utiliza dados em sensores próximos às mercadorias, o que proporciona insights valiosos sobre o período no qual eles foram vendidos.

Além disso, sensores embutidos nos próprios produtos fornecem informações importantes sobre a durabilidade, performance e possibilitam a interação direta com os clientes.

Treinamento dos colaboradores

Capacitar os colaboradores além dos treinamentos industriais, com treinamentos oferecidos por empresas especializadas em PLM é outro meio eficiente para garantir produtos finais bem acabados e duráveis. Para isso, priorize empresas com experiência no ramo e profissionais qualificados.

Desta forma, é possível entender como o ciclo de vida do produto é bastante eficiente para mapear os estágios, de desenvolvimento até a entrega aos clientes.

Com isso os gestores garantem um processo de manufatura qualificado e alinhado às melhores práticas do mercado. É possível, ainda, treinar os colaboradores para que eles desenvolvem novas habilidades e familiarizá-los com tecnologias de alto nível.

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