Você já ouviu falar em gestão de produto? Muitas empresas não têm o sucesso esperado porque não se conectam às reais necessidades de seus clientes. Em resumo, não entendem o que eles estão buscando em uma solução ou implementam isso de forma atrasada, quando isso já foi realizado pela concorrência.
A falta de uma gestão de produtos adequada pode ter um impacto negativo sobre a produtividade da indústria, levando ao retrabalho, atrasos e uma série de outros problemas que prejudicam a lucratividade da empresa.
Por conta disso, entender e aplicar a gestão de produtos é fundamental para que a sua empresa se destaque no mercado. Além disso, desta forma é possível aumentar a sua produtividade e ao mesmo tempo produzir produtos com excelência. Continue a leitura abaixo.
O que é gestão de produto?
O produto é o resultado final de um processo de produção, ou seja, um item fabricado por meio de um determinado conhecimento para a satisfação de uma necessidade de usuários no mercado.
No entanto, pode ser que os clientes não tenham essa necessidade ou que a sua demanda seja um pouco diferente do produto entregue, afetando a sua capacidade de venda.
A gestão de produto é um processo responsável por realizar o alinhamento entre o que é produzido pela manufatura e as necessidades dos clientes, trabalhando as estratégias da empresa conforme as demandas do mercado.
Não se trata apenas da manipulação de novos produtos, mas também a evolução de uma linha de itens já produzidos, que podem ser adaptados conforme as novas demandas dos clientes.
Quais são as suas fases?
O processo de gestão de produtos é composto por 5 fases simples nas quais serão verificadas as demandas de alteração. São elas:
- gerenciamento de ideias — brainstorm com relação às demandas de mudança dos produtos;
- especificações — levantamentos dos pontos a serem alterados;
- roteiro de implementação — desenvolvimento do plano de alteração, o que deve mudar na planta de produção ou especificações do produto;
- entrega — produção de um protótipo com as novas especificações;
- testes — verificação final acerca da qualidade do produto e atendimento à demanda solicitada.
Como aplicar?
Uma estratégia de gestão de produtos é algo que demanda tempo e preparação, sendo que o ideal é contar com o apoio de uma empresa especializada que possa auxiliar sua indústria a desenvolver esse processo com sucesso. Algumas dicas que podem ajudar são:
- entenda o perfil do cliente — para conhecer as demandas do público é preciso conhecê-lo;
- fique atento aos dados — informações podem ser uma grande fonte para insights e verificação de oportunidades;
- faça testes — os testes são muito importantes para evitar que sua empresa realize investimentos que não possam gerar retorno;
- altere sem medo — produtos que evoluem conforme a demanda de seus clientes sempre estão entre os mais vendidos. Não tenha medo de inovar.
Investir na gestão de produtos pode gerar muito mais produtividade, satisfação de seus clientes, competitividade do mercado e vários outros benefícios para a sua empresa.
Quando tratamos sobre produtos e processos produtivos, em muitos momentos em que há a necessidade trazer melhorias é interessante poder contar com um serviço de consultoria especializada. Veja como a consultoria industrial pode alavancar seu negócio.