A competitividade na indústria, com a globalização e a inserção de cada vez mais ferramentas tecnológicas, tem se tornado mais e mais acirrada nos últimos anos, fazendo com que as empresas busquem formas de melhoria. A gestão da produção industrial pode ser uma saída.
O contexto atual do mercado, com a redução de distâncias, vem fazendo com que as indústrias pensem em meios de maximizar os seus recursos e tirar o melhor proveito de sua infraestrutura, melhorando a sua produtividade ao mesmo tempo em que reduzem os custos.
Simultaneamente, estamos vivendo a transformação digital, também conhecida como indústria 4.0, que nos proporciona diversas novas visões acerca da cadeia de produção e novas tecnologias que chegaram para ficar. Entenda mais ao longo deste artigo!
O conceito de gestão da produção industrial
Cada vez mais em alta entre as organizações, a gestão da produção industrial é uma área do conhecimento que tem como objetivo trazer eficiência aos processos produtivos, ou seja, a todas as atividades dentro da planta de produção.
No entanto, o que isso quer dizer exatamente? Que, dentro de uma indústria, é preciso fazer de tudo para aproveitar ao máximo toda a infraestrutura e as ferramentas tecnológicas ao dispor para produzir com abundância, sem aumentar custos e mantendo a qualidade. É fundamental que se entenda que, independentemente do ramo de atuação, não se deve produzir de qualquer forma. É necessário haver uma gestão adequada de toda e qualquer etapa da fabricação, desde a aquisição de insumos até a distribuição, otimizando todas elas.
Além disso, a gestão da produção industrial também enfatiza o controle de qualidade, adotando uma série de medidas que visam a garantir a satisfação dos consumidores ao mesmo tempo em que buscam minimizar quaisquer impactos sobre o meio ambiente.
Por fim, podemos conceituar a gestão da produção industrial como uma atividade de gerenciamento que atenta a todas as atividades produtivas de uma indústria, buscando equilibrar as exigências dos consumidores, a redução dos custos, o controle de qualidade e a otimização.
A gestão da produção industrial na indústria 4.0
A indústria 4.0 tem como a sua principal característica o uso de tecnologias inovadoras, o que é possível por conta de vários avanços, como o aumento do poder computacional e a computação em nuvem, permitindo, assim, que quase tudo possa ser conectado em sistemas de computador.
Podemos dizer que a ideia principal por trás do conceito de indústria 4.0 é ter o máximo de equipamentos, recursos e espaços controlados de forma autônoma por sistemas de computador.
Dentro desse contexto, a gestão da produção industrial foi totalmente alterada, uma vez que os próprios processos produtivos já não são mais os mesmos. É claro que todas essas mudanças são positivas, já que a tecnologia auxilia nos principais objetivos do gerenciamento, melhorando a eficiência, a economia e a qualidade.
Agora, dentro da indústria 4.0, o gestor poderá utilizar-se das tecnologias para realizar um acompanhamento preciso e munir-se de dados e de informações que facilitam o controle dos sistemas e processos produtivos.
As principais mudanças da gestão da produção industrial
Com o advento da indústria 4.0, houve uma grande evolução para a gestão da produção industrial, uma vez que agora temos uma gama de ferramentas tecnológicas que coletam dados em tempo real e alimentam sistemas de gerenciamento.
Separamos algumas das principais vantagens que a tecnologia trouxe para as empresas.
Melhoria da qualidade
A tecnologia empregada pela indústria 4.0 tem um impacto direto sobre a qualidade dos produtos produzidos. Uma vez que a eficiência é maior e o controle sobre os processos também é mais intenso, o resultado que chega ao consumidor é superior.
O monitoramento em tempo real dos dados gerados pela planta de produção permite que os gestores identifiquem falhas e realizem todas as correções necessárias para garantir a qualidade de tudo que é produzido. A gestão se torna mais simples.
Melhoria da produtividade
A produtividade da indústria está intrinsecamente ligada à redução dos gargalos de produção e também à melhoria de processos e ao maior controle das atividades. Dentro da indústria 4.0, os sistemas nos permitem antecipar problemas, evitando perdas.
Uma gestão automática, que realize um controle autônomo baseado em parâmetros estabelecidos, permite alcançar a máxima performance produtiva.
Melhoria do controle de custos
Mesmo que os investimentos em tecnologia possam parecer altos a princípio, a realidade é que aplicar recursos tecnológicos elimina desperdícios e custos que consomem muito do orçamento de uma indústria.
Dessa forma, temos uma economia de recursos que, rapidamente, faz com que os investimentos em tecnologia tragam retorno.
Melhoria na tomada de decisões
Por fim, podemos apontar as ferramentas da indústria 4.0 como fundamentais para a melhoria da tomada de decisão, uma vez que há uma grande produção de dados e informações, que permitem uma visão macro de toda a planta produtiva.
Esses dados podem ser utilizados para a geração do planejamento estratégico da indústria. Não mais se baseiam as estratégias da empresa em achismos, mas utilizam-se diretamente dados para ditar as políticas de crescimento e expansão da organização.
As ferramentas da indústria 4.0 para a gestão da produção industrial
Antes de finalizarmos este artigo, nós trouxemos uma lista de ferramentas da indústria 4.0 que podem ser um diferencial na gestão da produção industrial. Vamos a elas:
- Big Data: coleta e análise de dados permitem otimizar a qualidade da produção, reduzir custos e maximizar os recursos produtivos;
- robôs autônomos: conforme novos equipamentos são criados, a autonomia dentro das fábricas se torna cada vez maior, reduzindo as demandas por mão de obra;
- cloud computing: a computação em nuvem permite que pequenas empresas invistam em tecnologia, mesmo que com orçamentos modestos, tendo acesso a um alto poder de processamento;
- cibersegurança: protocolos de conexão e comunicação são fundamentais na indústria 4.0. Sistemas sofisticados demandam segurança e controle de acesso;
- Internet das Coisas: cada vez mais dispositivos estão conectados à internet, contribuindo com dados e cooperando para a execução de tarefas, trazendo autonomia para a indústria.
A gestão da produção industrial não é mais a mesma depois da chegada da indústria 4.0. São muitas mudanças, mas todas elas positivas, trazendo uma série de possibilidades para melhorar ainda mais os processos produtivos.
Investir na gestão da produção industrial é investir em tecnologia e na transformação digital de uma indústria, buscando a inovação e as possibilidades que a TI pode trazer para a produtividade no geral. Esperamos que isso tenha ficado claro ao final deste material.
Quer melhorar a sua produtividade com ferramentas modernas e entrar na era da indústria 4.0? Entre em contato conosco agora mesmo!