A PLMX Soluções atua há mais de dez anos na consultoria, venda, implantação, suporte e treinamentos dos Softwares da Siemens Digital Industries Softwares como Solid Edge, Femap, Teamcenter, NX CAD/CAM, Tecnomatix e Opcenter APS.

Contato

contato@plmx.com.br

(11) 3565-3808

Gestão
inventário de estoque industrial

Inventário industrial: o que é e qual a sua importância?

Conhecer sobre o inventário industrial é importante para os gestores, uma vez que contar com um bom gerenciamento de estoque é imprescindível para que o ritmo de produção de um negócio seja mantido em um nível saudável, especialmente no caso da indústria.

Sem o controle adequado, toda a atividade industrial pode ser prejudicada, pois se torna muito mais difícil atender a prazos da maneira correta e, como consequência, importantes vendas são perdidas.

Se você se interessa pelo assunto e quer descobrir o que é o inventário de estoque industrial e qual é a sua importância, continue a leitura deste artigo. Vamos responder às principais dúvidas relacionadas ao tema!

O que é o inventário de estoque industrial?

O inventário industrial nada mais é do que uma lista de controle que demonstra todos os itens armazenados no estoque. Por meio dela é possível classificar, identificar e determinar o valor de cada item que faz parte da cadeia de produção, mantendo todas as entradas e saídas de produtos registradas. Essa lista também apresenta mais dados que podem ser úteis, como o lote do produto, sua data de validade, o custo de reposição e outros.

Uma das razões pelas quais é importante aumentar o controle sobre os produtos de uma companhia e manter o inventário industrial atualizado é que a sua falta abre margem para erros e prejuízos.

Dessa maneira, não há prejuízos devido à falta de produtos por causa de um estoque muito pequeno, que pode ocasionar atrasos na produção, nem produtos em excesso, que geram custos sem retorno em um estoque maior do que o necessário, havendo a otimização das atividades operacionais.

Qual é o principal objetivo do inventário industrial?

O inventário industrial tem como objetivo manter o estoque estruturado e bem organizado. Dessa maneira, torna-se possível, por exemplo, executar as seguintes atividades de maneira mais eficaz:

  • facilita a localização dos produtos e mercadorias;
  • permite que itens obsoletos ou defeituosos sejam eliminados;
  • aumenta a satisfação dos clientes;
  • garante o suprimento adequado da demanda;
  • contribui para evitar o acúmulo de itens no estoque;
  • torna-se possível prever a reposição de produtos;
  • ajusta de maneira econômica os gastos relativos ao armazenamento, conforme a quantidade necessária de estoque.

Qual é a importância de realizar a digitalização do inventário?

Hoje em dia, especialmente em razão da Indústria 4.0, as empresas devem manter um sistema de inventário automatizado, afinal, já é possível encontrar soluções digitais que são acessíveis e fáceis de usar.

Ao implementar um software para a digitalização do inventário é possível realizar uma gestão mais inteligente dos recursos. Entre os seus principais benefícios podemos citar a otimização do processo de compra e a possibilidade de gerar relatórios de gastos, a fim de analisar a possibilidade de diminuir custos com os materiais.

Nesse sentido, ao contar com um fornecedor de qualidade, é possível realizar a digitalização do inventário em pouco tempo e, o quanto antes, o inventário passa a funcionar como um guia para a geração de novos pedidos.

É válido ressaltar, ainda, que a digitalização agiliza a elaboração e a atualização do inventário. Na prática, isso quer dizer que os colaboradores terão mais tempo livre para lidar com outras atividades que merecem atenção, enquanto o controle de materiais fica protegido contra falhas humanas, tornando-se até mesmo mais confiável.

Agora que você já conhece relevantes informações sobre o inventário industrial, deve ter percebido que trata-se de uma ferramenta que apresenta diferentes vantagens para as companhias, uma vez que ela é capaz de tornar a gestão de estoque muito mais eficiente.

Se você gostou de conhecer mais acerca do inventário industrial, compartilhe este artigo em suas redes sociais!