A PLMX Soluções atua há mais de dez anos na consultoria, venda, implantação, suporte e treinamentos dos Softwares da Siemens Digital Industries Softwares como Solid Edge, Femap, Teamcenter, NX CAD/CAM, Tecnomatix e Opcenter APS.

Contato

contato@plmx.com.br

(11) 3565-3808

Indústria 4.0 Tecnologia
Software de Modelagem 3D.

Software de modelagem 3D: 4 dicas de como escolher

O software de modelagem 3D, ou CAD 3D, é uma ferramenta fundamental na indústria, uma vez que ele permite a criação de diversos produtos. Desde os mais simples, como uma escova de dentes, aos mais complexos, como aviões e carros.

Esse tipo de ferramenta permite a criação e edição de objetos tridimensionais. Além disso, ela torna possível diversas funções e adequação aos padrões industriais. Contudo, justamente em razão da sua importância, é comum ter dúvidas sobre qual programa escolher.

Pensando em ajudá-lo com essa tarefa, preparamos este artigo em que vamos apresentar 4 dicas de como escolher um software de modelagem 3D. Se você tem interesse pelo tema, continue a leitura deste artigo para conferir os detalhes.

Quais são as principais opções de software de modelagem 3D?

Figuram entre os principais softwares de engenharia com possibilidade de trabalhar modelagem 3D o Solid Edge e o NX CAD. A seguir, vamos apresentar mais informações sobre cada uma dessas ferramentas.

Siemens Solid Edge

O Solid Edge é um software CAD da Siemens que reúne diversas ferramentas, podendo, até mesmo, ser utilizado como uma guia de acesso. Isso porque ele abrange todos os aspectos do processo de desenvolvimento de projetos 3D, gerenciamento de dados, manufatura, simulação, entre outros.

Em razão da sua tecnologia síncrona, o Solid Edge é capaz de reunir em uma única ferramenta o design e a flexibilidade do paramétrico com a simplicidade e a velocidade da modelagem direta.

A tecnologia síncrona é exclusiva da Siemens e uma das características mais marcantes dessa ferramenta é que ela possibilita criar peças usando dois ambientes de modelagem complementares, o ambiente síncrono e o ordenado.

Nesse sentido, o software pode tornar mais prático o trabalho de alterações geométricas, especialmente nos casos em que projetistas diferentes precisam realizar mudanças na mesma peça.

É válido ressaltar que a tecnologia síncrona também permite que peças importadas de outros softwares sejam editadas pelo Solid Edge. Dessa forma é possível editar os projetos de legado da empresa — ou seja, essa ferramenta permite que peças de terceiros sejam abertas e aditadas sem ser preciso adquirir o mesmo programa que eles utilizam.

Entre os seus diferenciais, podemos destacar, ainda, que é a acelereção do design do produto, com revisões mais rápidas e melhoria na reutilização de dados de projeto. Assim como a possibilidade de projetar montagens e gerenciar relações de peças, independentemente de quantas partes estão envolvidas.

Veja abaixo uma demonstração de modelagem 3D no Solid Edge:

 NX CAD

Já o software NX CAD, da Siemens, é um programa avançado de alta qualidade. Trata-se de uma solução integrada flexível e poderosa, capaz de auxiliar na entrega de produtos melhores e de forma mais ágil e eficiente.

É possível dizer que o NX é, na realidade, a próxima geração de soluções de projeto, manufatura e simulação. A ferramenta é capaz de suportar todos os aspectos do desenvolvimento de produtos, de manufatura, engenharia e projeto conceitual. Este software Siemens é o principal software CAD/CAM usado na indústria automotiva.

Ou seja, o NX CAD pode ser definido como um conjunto integrado de ferramentas que visam preservar a intenção do projeto e a integridade dos dados, agilizar todo o processo e, ainda, coordenar disciplinas.

Como escolher um software de modelagem 3D?

Sabemos que o momento de optar por um software de modelagem 3D pode não ser uma tarefa simples. Pensando nisso, existem determinados fatores a serem considerados no momento da escolha, como os que vamos apresentar nos próximos tópicos.

1. Avalie se atende às necessidades da empresa

Inicialmente, o primeiro passo deve ser se atentar às necessidades da empresa. Afinal, não costuma ser eficaz ter à sua disposição uma ferramenta de última geração, com diversas funcionalidades, se a maior parte delas não é relevante para o negócio.

Dessa maneira, não basta apenas ter o melhor software de modelagem 3D, pois é imprescindível que ele também seja capaz de se adequar à empresa em questão. É possível dizer que uma ferramenta eficiente para um negócio é a que tem capacidade para atender todas as demandas necessárias no dia a dia.

2. Leve em conta a experiência do usuário

Mais um fator relevante é a experiência do usuário. Nesse sentido, é possível considerar diferentes aspectos, como a interface do programa, suas facilidades e, especialmente, a experiência rica em funcionalidades que ele proporciona.

Existem softwares 3D que podem ser utilizados mesmo por aqueles que não contam com experiência. Por outro lado, outros exigem mais prática e paciência por serem ferramentas mais completas.

3. Analise o custo-benefício

Da mesma maneira que ocorre com as demais áreas de uma indústria, nem sempre o software de modelagem mais caro é o melhor para as necessidades do negócio. Ao mesmo tempo, escolher um programa apenas porque ele é o mais barato também é capaz de gerar problemas.

Nesse sentido, o ideal é optar pelas alternativas que apresentam a melhor relação custo-benefício. Isso significa escolher o programa que consegue combinar da melhor forma os recursos técnicos necessários para a empresa com um custo de propriedade que valha a pena.

4. Questione sobre a abrangência do suporte oferecido

Um dos principais diferenciais ao escolher um software de modelagem 3D pode ser justamente o suporte que ele oferece. Isto posto, é fundamental priorizar as organizações que garantam uma implementação de qualidade.

Nesse sentido, para determinar qual é, de fato, o suporte oferecido pelo fornecedor, é recomendado observar pontos como a manutenção do sistema e a qualidade do treinamento dos colaboradores.

Treinar os colaboradores, por exemplo, é um fator fundamental, uma vez que os operadores do software, ou seja, as pessoas que vão utilizá-lo no dia a dia, devem saber como operá-lo da melhor forma possível e explorar todos os seus recursos.

Trata-se de um fator importante porque esses pontos são capazes de determinar o nível de sucesso que a sua indústria pode alcançar mediante a abrangência dos serviços de um software 3D.

Finalmente, agora que você já conhece 4 dicas de como escolher um software de modelagem 3D, pode considerar todos os aspectos enquanto escolhe a melhor opção para o seu negócio. Lembre-se é fundamental contar com uma empresa confiável que ofereça serviços e softwares.

Se você deseja conhecer mais sobre softwares CAD, leia o nosso Guia Prático de softwares CAD e veja como estas tecnologias podem otimizar seus processos de engenharia e desenvolvimento de produto.