A PLMX Soluções atua há mais de dez anos na consultoria, venda, implantação, suporte e treinamentos dos Softwares da Siemens Digital Industries Softwares como Solid Edge, Femap, Teamcenter, NX CAD/CAM, Tecnomatix e Opcenter APS.

Contato

contato@plmx.com.br

(11) 3565-3808

Indústria 4.0 Tecnologia
Siemens Solid Edge

Siemens Solid Edge: conheça 8 diferenciais deste software CAD

O Siemens Solid Edge é um portfólio de ferramentas de software que são acessíveis e amigáveis e que tratam de todos os aspectos do processo de desenvolvimento de produtos. Combinando a simplicidade e a velocidade da modelagem direta com o controle do projeto paramétrico e a flexibilidade, em razão da tecnologia síncrona, este completo portfólio se adequa aos mais diversos setores da indústria.

Se você tem interesse neste completo portfólio e deseja conhecer um guia prático sobre a ferramenta Siemens Solid Edge, continue a leitura deste artigo que vamos apresentar todos os detalhes.

Quais são os diferenciais e os benefícios do Siemens Solid Edge?

Não é possível falar do Siemens Solid Edge sem citar os seus diferenciais e benefícios, afinal, são eles que o tornam a melhor opção do mercado. Veja abaixo um vídeo que demonstra os diferenciais da ferramenta em sua versão 2021:

A seguir, apresentaremos mais detalhes de todos este diferenciais, continue a leitura:

Tecnologia síncrona

A tecnologia síncrona, exclusiva da Siemens, é uma das características mais marcantes da ferramenta Siemens Solid Edge, pois possibilita a criação peças utilizando dois ambientes de modelagem complementares, o ambiente ordenado e o ambiente síncrono.

O ambiente ordenado é a maneira por meio da qual os softwares CAD vêm operando há anos, ou seja, a modelagem paramétrica baseada em recursos sequenciais. Em contrapartida, a tecnologia síncrona é baseada em uma mistura da modelagem direta com a modelagem paramétrica sequencial, permitindo, desta forma, criar e editar geometrias com velocidade e precisão, independentemente da ordem em que os recursos tenham sido criados.

A união destes dois ambientes permite que os projetistas criem suas geometrias de base utilizando o ambiente síncrono, economizando tempo e simplificando o processo de design, deixando a modelagem sequencial apenas para as últimas etapas do projeto, visando acrescentar detalhes específicos.

O Solid Edge junta o melhor da modelagem direta com o melhor da modelagem paramétrica. A modelagem híbrida, início síncrono e adição de detalhes em ordenado, torna as peças mais fáceis de editar. Isso pois ela reduz consideravelmente a quantidade de recursos na árvore, além de eliminar relações indesejadas que poderiam comprometer a geometria quando mudanças são feitas.

Nesse sentido, a ferramenta facilita o trabalho de alterações geométricas, principalmente quando projetistas diferentes precisam fazer alterações na mesma peça. Vale notar que a tecnologia síncrona também permite editar peças importadas de outros softwares e, inclusive, editar os projetos de legado da empresa. Isso significa que é possível abrir e editar peças de terceiros sem precisar adquirir o mesmo software que eles.

Ferramentas de design

Em vez de ser preciso realizar o trabalho manual, com o Siemens Solid Edge, torna-se possível agilizar o processo de design, uma vez que a plataforma conta com a integração da otimização da topologia no kit de ferramentas de modelagem 3D.

Ou seja, os projetistas podem criar projetos de produto otimizados a partir de requisitos e restrições. Com isso, há a possibilidade de explorar mais opções de design para encontrar o projeto ideal — o que permite, por exemplo, a redução de desperdícios de materiais durante a sua fabricação e melhorias no desempenho mecânico.

Gerenciamento de dados

O Solid Edge apresenta soluções escaláveis de gerenciamento de dados CAD que conseguem atender às demandas de todos os fabricantes. Desde pequenas companhias e startups até grandes fabricantes com operações distribuídas, todas podem utilizar o portfólio. São algumas das ferramentas de gerenciamento de dados disponíveis no Solid Edge:

  • os usuários conseguem trabalhar com revisões de projetos, garantindo que sempre estão com as peças e estruturas na última versão projetada;
  • os projetistas conseguem localizar os produtos e suas informações relacionadas mais rapidamente no banco de dados. Com isso, é possível economizar o tempo que seria perdido buscando arquivos sem nem sequer saber se a versão encontrada é a correta;
  • é mais simples e fácil criar clones de estruturas inteiras para desenvolver projetos de variação, sem que dados sejam perdidos;
  • a movimentação de arquivos, mudança de nomes e outros tipos de alterações podem ser feitas rapidamente sem gerar perda de vínculos;
  • os projetos ficam mais organizados e a informações se mantém mesmo quando os arquivos estão espalhados em diversas pastas.

Publicações rápidas e fáceis de criar

A capacidade de comunicar corretamente os procedimentos de fabricação, instalação e manutenção de seus projetos é fundamental para o desempenho do produto. Nesse sentido, o Solid Edge já é totalmente programado para o acesso rápido a ferramentas a fim de criar a documentação técnica para os seus projetos.

Com essa plataforma, é possível criar tanto simples ilustrações quanto documentos técnicos interativos para fabricação e serviços. Como resultado, são produzidos documentos de alta qualidade com o mínimo de esforço.

Edição mais prática

A tecnologia que a plataforma Siemens Solid Edge tem permite que os usuários criem e modifiquem um projeto imediatamente. Isso independentemente da ordem em que os elementos anteriores foram montados.

Esse fator faz com que o projeto seja mais rápido, pois ele pode ser alterado ainda no estágio de montagem. Por meio desse recurso, é viável projetar, revisar e entregar um produto com mais rapidez e eficiência.

O ambiente de montagens do Solid Edge também permite que os usuários projetem estruturas complexas tanto através de bottom-up design (projeto a partir dos componentes) quando a partir de top-down-design (projeto a partir do todo). Nesse sentido, são disponibilizadas ferramentas para edição de peças no contexto da montagem, adicionando novos graus de inteligência e automatização aos seus projeto.

Facilitação do trabalho em equipe

À medida que a tecnologia, os produtos e os processos para desenvolver esses produtos evoluem, eles se tornam mais complexos. Consequentemente, é preciso que mais pessoas sejam envolvidas nesse processo e trabalhem de forma colaborativa.

No caso do Solid Edge, a plataforma conta com diferentes maneiras de fazer com que o usuário trabalhe de forma colaborativa com a sua equipe. Há, por exemplo, a possibilidade de carregar os arquivos CAD para pastas de projetos baseados em nuvem a fim de visualizá-los em qualquer dispositivo e, com isso, aumentar a segurança do projeto e possibilitar o trabalho em conjunto.

Impressão 3D

Com o Siemens Solid Edge, é possível aproveitar todo o potencial das tecnologias 3D, como a digitalização 3D e o design generativo. Trata-se de um ponto muito importante, uma vez que produzir peças sem utilizar essa técnica é muito caro e demorado, além de muitas vezes não ser possível.

O Solid Edge permite que modelos de protótipos individuais sejam impressos sem dificuldades em sua própria impressora 3D. Além disso, também é possível fazer o upload de seus modelos para a nuvem para receber orçamentos instantâneos para fabricar sua peça em diferentes materiais. É válido ressaltar, ainda, que a plataforma também conta com ferramentas para projetar produtos otimizados para manufatura aditiva.

Engenharia reversa

Em razão especialmente da utilização dos scanners 3D de alta resolução, a digitalização, agora, é a parte fundamental da engenharia. Hoje em dia, até mesmo as peças que foram inicialmente projetadas em uma prancheta de desenho podem ser digitalizadas e alteradas sem que seja preciso reconstruí-las.

O Solid Edge, por sua vez, conta com ferramentas para acelerar esse processo e tornar o cotidiano do usuário ainda mais pratico, uma vez que é possível realizar todas as etapas do projeto por meio de sua plataforma.

Quais áreas da indústria podem utilizar o Solid Edge?

Como você deve ter percebido, o Siemens Solid Edge conta com distintos diferenciais que proporcionam benefícios aos usuários da plataforma e, por essa razão, ele pode ser usado por diferentes áreas da indústria, como:

  • petróleo e gás;
  • desenvolvimento de software;
  • eletrônicos e semicondutores;
  • automóveis e transportes;
  • aeroespacial e defesa;
  • naval;
  • energia e utilidades;
  • dispositivos médicos e produtos farmacêuticos;
  • máquinas industriais e equipamentos pesados;
  • pequenas e médias empresas;
  • mídia e telecomunicações;
  • produtos de consumo e varejo.

Como vimos, o Siemens Solid Edge é uma plataforma que se diferencia das demais justamente em razão de sua tecnologia síncrona, que reúne a flexibilidade e o controle dos projetos com a velocidade e a simplicidade da modelagem direta.

Se você deseja obter mais informações sobre o Siemens Solid Edge, entre em contato conosco.