Os sistemas ERP, Enterprise Resource Planning, são muito usados e são uma ferramenta extremamente necessária para a tomada de decisões e gestão empresarial eficiente.
Com o constante desenvolvimento das tecnologias, cada vez mais se faz necessário que as diferentes tecnologias estejam integradas para que os gestores consigam dados precisos que auxiliem a tomada de decisões. Com o sistema ERP não é diferente e a integração entre o ERP e a engenharia pode otimizar os processos da empresa.
Se você quer saber mais sobre este tema, continue a leitura pois apresentaremos com detalhes o que é um sistema ERP e traremos informações sobre como integrar a engenharia e o ERP além de enfatizar os benefícios que essa integração pode oferecer.
O que é um sistema ERP?
O ERP, Enterprise Resource Planning ou o “planejamento dos recursos da empresa”, é um sistema integrado para a gestão empresarial e tem como objetivo o planejamento de recursos da empresa.
Um sistema ERP funciona como um banco de dados empresarial, ele reúne em uma única plataforma todas as operações de forma integrada, como manufatura, logística, departamentos financeiros e recursos humanos. A partir da centralização das informações em uma plataforma única, o fluxo de dados corporativos se torna mais fluido e é compartilhado com facilidade.
Ao mesmo tempo, essas soluções eliminam a duplicidade de informações, permitindo uma visão global mais clara, criando processos automatizados e facilitando a distribuição das informações por todas as áreas envolvidas no negócio.
Outra vantagem de um sistema ERP, é a melhoria da comunicação. Permitindo o armazenamento de dados não apenas para consultas sobre o andamento do pedido, como também para análises futuras.
Como integrar o sistema ERP com a sua engenharia?
Antes de falar da integração entre ERP com a engenharia, é importante dizer como a engenharia gerencia suas informações, sejam documentos CAD, documentos não CAD e etc. O gerenciamento da informação realizada pela engenharia se dá pela via de um sistema PDM/PLM, mas vamos entender primeiramente o que é PLM e PDM?
O sistema PDM (Product Data Management), ou em português “Gerenciamento de Dados do Produto” é uma tecnologia de software que visa gerenciar dados de produtos e informações relacionadas a processos em um sistema único e central. Essas informações incluem dados, modelos, informações de peças, instruções de manufatura, requisitos, notas e documentos de projetos auxiliados por computador (CAD).
Por sua vez, o PLM (Product Lifecycle Management), ou “Gerenciamento do Ciclo de vida do Produto” nada mais é que uma série de etapas focadas no gerenciamento de um determinado produto, desde a sua criação até o momento em que ele deixa de ser produzido.
Dito isto, a integração entre o sistema ERP e a Engenharia, se dá pela troca de informações entre essas duas plataformas, ou seja, uma vez que a engenharia lança todos os dados pertinentes ao produto no sistema PDM/PLM, basta o ERP consumir essas informações.
Essas informações podem ser desde estrutura de produtos, lista de materiais, propriedades físicas do produto como, peso, altura, volume e etc.
Essa integração sob o ponto de vista da gestão da informação, assim como sua segurança é dada de forma sistêmica, uma vez que o produto recebe uma atualização, o ERP consome esse novo input de forma segura e eficaz, sem que haja a necessidade da interferência manual.
Para além de um software, um Sistema PDM ou PLM garante, ao usuário e a empresa, total segurança das informações contidas em seus servidores. Isso ocorre uma vez que para acessá-las, é necessário que se tenha um cadastro realizado de forma prévia conforme a política e acesso às informações da empresa. Ademais, todos os dados transacionais do sistema PLM são encriptados, impossibilitando sua utilização por terceiros.
Porque a integração é um benefício?
A integração entre essas duas tecnologias, permite ao setor de Pesquisa e Desenvolvimento minimizar os custos relacionados à correção de erros e retrabalho.
Entretanto, para que todos os processos funcionem de modo apropriado, os dados de ambos os sistemas devem permanecer integrados. Sem as informações do PLM, o software ERP manterá dados imprecisos sobre o projeto e engenharia, colocando em risco a gestão do produto e o planejamento financeiro.
Ao unir PLM e ERP, a chance de cumprimento das demandas, desde o conceito de design até a comercialização, é maior e mais assertiva. Essa integração dos sistemas dá às indústrias a vantagem competitiva de manter a rapidez em diversas atividades, tais como: custo, qualidade, entrega, entre outras. Potencializando a inovação, melhora na produtividade e impulsionando resultados gerais.
Ocorre, ainda, melhor eficiência, redução de gastos, ampla visibilidade de produtos e projetos, minimização e monitoramento de riscos, maior satisfação do cliente, entre outros.
A PLMX Soluções oferece consultoria sobre sistema ERP e realiza integração de ERP e egenharia. Se você tem dúvidas sobre esse assunto, entre em contato conosco.