Especialmente em razão da alta competitividade presente no mercado, aumentar a produtividade de equipe é o grande desejo de todos os gestores. Para tanto, porém, é fundamental adotar estratégias específicas a fim de manter o bom rendimento dos colaboradores.
A produtividade está diretamente relacionada com a motivação dos profissionais. Dessa maneira, cabe ao gestor procurar maneiras e estratégias para preservá-las.
Se você tem interesse pelo tema e deseja conhecer as três melhores práticas para melhorar a produtividade do seu time, continue a leitura deste artigo e confira mais detalhes.
1. Estabeleça metas desafiadoras e alcançáveis
O primeiro passo para melhorar a produtividade da equipe é estabelecer metas que sejam desafiadoras e alcançáveis para serem cumpridas pelos colaboradores. O recomendado é que elas sejam tangíveis e de curto prazo.
Quando são muito maçantes ou de difícil atingimento, a tendência é de que elas tenham o efeito inverso. Nesse sentido, os colaboradores passam a se sentir desmotivados em razão do grande volume de trabalho.
Assim, o ideal é dividir as metas em pequenas porções, que podem ser semanais, pois, dessa maneira, os profissionais conseguem observar os avanços feitos. Além disso, também é importante ressaltar o papel de cada colaborador para que os objetivos sejam alcançados, ou seja, cada membro da equipe deve ter metas individuais que estejam de acordo com as coletivas.
2. Dê feedbacks constantes
Por meio do feedback, é possível captar o desempenho do profissional. Entretanto, ele deve ser dado tanto para os colaboradores que fizeram o seu trabalho de maneira eficiente quanto para aqueles que, de alguma maneira, precisam aprimorar o seu rendimento.
Com a aplicação dessa ferramenta, a tendência é de que a equipe se sinta mais confiante com relação ao seu trabalho. Além disso, é função do gestor mostrar aos profissionais as forças e fraquezas de cada um, sendo uma atitude fundamental para que os colaboradores estejam em constante melhoria — fator que reflete diretamente na produtividade.
O ideal é chamar cada um, de maneira individual, para debater acerca dos pontos que podem ser aprimorados a fim de dar um feedback construtivo. Já nos casos em que o gestor precisa conceder um feedback positivo e ressaltar os talentos e os esforços individuais de um trabalhador, ele pode fazer isso na frente dos demais para utilizá-lo como ferramenta motivacional.
3. Utilize um software de automação industrial
Os softwares de automação industrial são capazes de auxiliar e, até mesmo, de substituir o trabalho humano em diferentes áreas, o que pode melhorar a produtividade de equipe, já que eles eliminam o fator erro humano e garantem produtos de maior qualidade e uma fabricação em menor tempo.
É o caso, por exemplo, de um software de Inteligência Artificial (IA) que tem capacidade para calcular o tempo que é preciso para a realização de serviços. Isso previne atrasos e ainda adianta o serviço que, se fosse usada a mão de obra humana, levaria muito mais tempo para ser realizado.
Agora que você conhece três práticas para aumentar a produtividade de equipe, lembre-se de que é fundamental que o gestor acompanhe tal informação e adote as melhores medidas para otimizar o desempenho dos colaboradores.
Se você gostou de descobrir as melhores ações para elevar a produtividade do seu time, continue a visita ao nosso blog e entenda a importância da gestão da produtividade industrial.