A automação para as pequenas indústrias pode ser considerada como um projeto de melhoria imprescindível para que estas se mantenham competitivas no mercado.
A automação industrial conta com diferentes sistemas, softwares, máquinas e equipamentos que têm como objetivo trazer melhorias produtivas de forma automatizada para os processos. Ainda que este cenário pareça ser exclusivo para grandes empresas, isto se aplica inclusive às pequenas indústrias que buscam melhorar seus processos.
Se você se interessou pelo tema e deseja conhecer mais detalhes sobre a importância da automação em pequenas indústrias, continue a leitura deste artigo.
Quais são os principais objetivos da automação industrial em pequenas indústrias?
Para iniciarmos o assunto mostraremos, a seguir, quais são os principais objetivos da automação industrial nas empresas de pequeno porte.
Aumento da capacidade produtiva
O esforço humano não é capaz de realizar um trabalho específico e repetitivo com precisão perfeita, uma vez que está sujeito a falhas. Por essa razão, um dos principais e mais significativos objetivos de ter uma produção automatizada em pequenas indústrias é o aumento da capacidade produtiva.
O sistema de automação industrial consegue realizar o trabalho de maneira mais minuciosa, pois é programado com instruções específicas para que a atividade seja executada com o máximo de precisão, tornando os ciclos de produção mais rápidos e eficientes.
Segurança do trabalho
Outro objetivo da automação industrial é o aumento da segurança do trabalho. Uma pessoa, acidentalmente, pode cometer alguma falha ao operar uma máquina manualmente. Contudo, o sistema automatizado reduz significativamente as chances de erros e, consequentemente, aumenta a segurança do ambiente.
Além disso, o projeto de um sistema automatizado deve respeitar a norma regulamentadora (NR-12) que determina que os fabricantes de máquinas devem seguir práticas rigorosas de segurança — fator que reduz ainda mais as chances de acidentes e fatalidades no ambiente de trabalho.
Redução de custos
A maior parte das empresas adotam um sistema de automação industrial tendo como objetivo a redução de custo. Ao implementá-lo em sua companhia, o empreendedor consegue diminuir os seus custos operacionais, pois as máquinas automatizadas aumentam a produtividade e eficiência, proporcionando um rápido retorno sobre o investimento realizado.
Além disso, o sistema automatizado dispensa a atividade humana em diferentes áreas e, ainda, costuma ser planejado para que gere economia de eletricidade e menos desperdício quando não é utilizado — fatores que também ajudam a reduzir os valores gastos de forma recorrente.
Quais são os benefícios da automação para pequenas indústrias?
Agora que você já conhece os objetivos da automação para pequenas indústrias, chegou o momento de apresentarmos quais são os seus principais benefícios.
Monitoramento otimizado
Um dos principais benefícios que uma indústria automatizada apresenta é a capacidade de realizar um monitoramento otimizado e em tempo integral, captando e enviando informações relacionadas às suas atividades produtivas a um software.
Em suma, tal atividade é possível em razão de sistemas de controle, sensores e alertas contínuos. Com base nas informações obtidas em razão do monitoramento os gestores podem recolher indicadores para observar como melhorar seus processos.
Operação virtual
Mais uma das vantagens é que, atualmente, a automação nas pequenas indústrias conta com a operação virtual. Por meio dela, softwares especializados conseguem criar uma cópia da companhia no ambiente virtual, tornando possível realizar simulações e testes a fim de identificar falhas previamente.
Descentralização de decisões
Um dos benefícios da automação é a utilização conjunta de aplicações de inteligência artificial para monitorar a operação da indústria. Por meio da análise dos indicadores disponíveis, os gestores conseguem tomar decisões previamente estabelecidas.
Como vimos, a automação industrial pode gerar diversos benefícios até mesmo para as pequenas indústrias. Por isso a importância de analisar a possibilidade de colocá-la em prática em sua empresa.
Agora que você entende a importância da automação industrial, pode estar pensando sobre investir em soluções neste sentido. Aproveite, então, para ler mais sobre este tema e saiba como escolher um software de automação para o seu negócio.