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Gestão Indústria 4.0 Produção
Lean manufacturing scaled

Afinal, o que é lean manufacturing?

Você já ouviu falar em lean manufacturing? Os modelos atuais de produção vêm sendo substituídos dentro das indústrias, visto que o mundo globalizado e a alta concorrência exigem adaptação por parte das empresas.

Com um mercado cada vez mais dinâmico e a demanda pela evolução dos produtos, não há mais espaço para linhas de produção engessadas, que não permitem a flexibilização das operações e a rápida adaptação.

Dentro desse contexto, vivemos um período de transformação, no qual as indústrias devem evoluir para um modelo de produção mais flexível. O lean manufacturing tem um papel central nesse movimento. Boa leitura!

As mudanças nas linhas de produção

Até a Segunda Guerra Mundial, a indústria atuava com o modelo de produção fordista, no qual uma fábrica tinha de formar uma linha de montagem quase que autônoma de intervenções externas e com a criação de grandes estoques.

Durante o período da guerra, e, principalmente, no pós-guerra, o mundo viveu uma escassez de matéria-prima, colocando em xeque o modelo utilizado até então. Foi dentro desse contexto, no Japão, que surgiu o toyotismo.

A proposta japonesa era flexibilizar a linha de produção, visando a uma maior produtividade com o menor custo possível.

Entre as suas principais características, estavam a redução dos estoques e o atrelamento da produção à demanda.

Ou seja, só se produzia de acordo com os pedidos recebidos. Tínhamos, aqui, o antecessor do lean manufacturing.

O lean manufacturing

Com o sucesso do modelo Toyota de produção, esse conceito enxuto de gerir a indústria se espalhou pelo mundo, evoluindo para o que chamamos, hoje, de lean manufacturing.

Sendo assim, uma filosofia de gestão que visa ao aumento de produtividade e qualidade aliadas à redução de desperdícios.

O modelo pode ser aplicado a qualquer indústria, independentemente do ramo de atuação.

Assim, tendo como principal característica alavancar a potencialidade competitiva de uma organização, visto que temos um impulso nos três principais eixos competitivos: qualidade, produtividade e custo.

A manufatura enxuta, lean manufacturing, é o caminho natural para qualquer empresa que busca as seguintes características:

  • melhoria contínua do negócio;
  • aumento da capacidade produtiva;
  • agilidade de produção;
  • redução de custos;
  • melhorias no ambiente de trabalho.

Princípios básicos do lean manufacturing

O lean manufacturing é mais do que apenas um modelo produtivo, ele é uma filosofia e, por conta disso, é baseado em uma série de princípios que devem ser conhecidos e respeitados para obter os melhores resultados possíveis.

Valor

O ponto inicial do modelo enxuto de produção é o valor, que só pode ser considerado significativo quando é demonstrado em um produto determinado, que possua preço específico, atenda as necessidades do cliente e seja entregue no período ideal.

Podemos dizer que valor é tudo aquilo que o cliente considera importante no produto, sendo o ponto motivador para o consumidor realizar a aquisição de tal bem de uma determinada empresa.

O conceito de valor do produto é ligado de forma direta ao que o cliente considera de qualidade, podendo ser expresso de várias formas como tamanho, cor, funcionalidades, tecnologias agregadas, embalagem, preço final, força de marca, entre outros pontos.

Resumindo, o primeiro passo para a aplicação do pensamento enxuto na indústria é reconhecer as reais necessidades do cliente que adquire seus produtos, tendo em mente que ofertar algo que fuja dessas características já pode gerar desperdício, pois não haverá mercado.

Fluxo de valor

O fluxo de valor é a cadeia de ações de produção, ou seja, tudo aquilo pelo que um produto passará, agregando ou não valor, mas que compõe todas as etapas do processo produtivo até a entrega ao cliente.

Analisando todo esse caminho que o produto percorre até sua finalização e entrega, podemos separar as ações entre aquelas que agregam ou não valor ao resultado final:

  • etapas que não agregam valor — completamente desnecessárias ou repetitivas dentro do processo produtivo. O cliente não percebe isso como algo que traga relevância e, por conta disso, não quer pagar pelo produto;
  • etapas que agregam valor — são as etapas dentro da linha de produção que, de forma efetiva, transformam os insumos com o objetivo de criar o produto final. São nessas fases que o produto ganha os atributos reconhecidos e desejados pelos clientes.

Fluxo

Outro princípio fundamental do lean manufacturing é o fluxo contínuo, que consiste na produção de uma peça de cada vez.

Dessa forma, cada fase seguirá para o próximo estágio de produção, sem nenhum tipo de parada, evitando os desperdícios.

Uma vez que o fluxo de valor foi estabelecido, ou seja, todas as atividades que não agregam ao produto final tenham sido retiradas da linha de produção, é preciso trabalhar para que toda a linha trabalhe em um fluxo contínuo, sem interrupções.

Para que essa etapa tenha sucesso, é necessária uma mudança de mentalidade, combatendo a ideia geral de que trabalhar com lotes de entrega é mais eficiente, algo que o lean manufacturing já provou estar errado.

Puxar

O conceito de puxar dentro do modelo de lean manufacturing significa que o processo inicial, responsável por mover todo o esforço produtivo, é um puxão por parte do cliente.

Assim, o pedido do consumidor é o que move a produção de novos produtos, evitando a criação de estoques.

Na prática, o cliente expressa a demanda por um determinado produto para o setor de vendas. Este comunica à planta de produção, que estabelece um prazo para a entrega e, então, movimenta a linha de produção para a criação do produto, percorrendo todas as etapas necessárias até o cliente.

Perfeição

Por fim, temos o conceito de perfeição, algo ligado à qualidade e a evitar desperdícios.

Afinal, produtos com defeito ou que não atendam as especificações esperadas pelos clientes serão descartados e vão gerar prejuízo.

A perfeição pode ser alcançada quando todas as etapas envolvidas na produção fornecem valor para o produto final, garantindo qualidade, sem desperdícios e dentro dos prazos estabelecidos.

Esse conceito não é tão simples de alcançar, mas deve ser buscado todos os dias a fim de garantir a satisfação dos clientes.

A indústria do futuro

Nos últimos tempos, enfrentamos uma pandemia que afetou diretamente todas as indústrias. Aquelas que trabalhavam, ainda, com grandes estoques e lotes produtivos tiveram muito mais problemas, uma vez que os desperdícios de matéria-prima e insumos foi enorme.

Ao mesmo tempo, tivemos problemas com a parada das operações. O retorno das atividades também foi algo complicado, por conta da falta de matéria-prima e insumos, o que prejudicou a atividade e operação de muitas empresas.

Por outro lado, as companhias que já haviam apostado em um modelo lean manufacturing tiveram uma resposta muito melhor à parada total.

Afinal, não havia estoque ancorado, e a retomada das atividades se mostrou muito mais simples.

Depois de um evento como esse, podemos esperar ainda mais indústrias buscando se adequar a um modelo de lean manufacturing, evitando problemas como esses no futuro e garantindo melhores resultados.

O modelo de lean manufacturing é o futuro da indústria e esperamos que isso tenha ficado claro ao fim deste post.

Esperamos que você possa aplicar esse conceito em sua empresa para buscar melhores resultados. Lembre que estamos aqui para ajudar.

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