Você sabe quais são as fases do ciclo de vida do produto? Conhecer sobre o tema é fundamental, uma vez que os produtos em estágios distintos exigem diferentes estratégias, tanto para vendas quanto para o marketing.
Assim, realizar o gerenciamento do ciclo de vida do produto para analisar como o item se comporta desde o seu desenvolvimento até a retirada do mercado é de extrema importância e capaz de alavancar as vendas.
Se você tem interesse pelo tema e deseja conhecer mais sobre as 5 fases do ciclo de vida dos produtos, continue a leitura deste artigo. Nele vamos apresentar detalhes sobre cada uma delas.
Desenvolvimento
A fase de desenvolvimento de um produto costuma ser uma etapa sensível. Isso porque ela consiste em um projeto que ainda está no campo das ideias, ou seja, se trata do momento em que a companhia cria e desenvolve um novo produto ou serviço.
Durante essa fase, os custos de investimento são altos e o retorno financeiro é inexistente, já que o produto ainda não está no mercado. Aqui é necessário fazer testes, lapidar a proposta, realizar ajustes e validar as hipóteses levantadas para que seja possível validar a ideia.
No entanto, atualmente as novas tecnologias da Indústria 4.0 possibilitam que a etapa de desenvolvimento de produtos seja realizada com menos gastos e de forma mais assertiva. É o caso, por exemplo, de determinados softwares que permitem realizar testes com os produto antes que eles sejam, de fato, produzidos.
Introdução
A etapa de introdução, por sua vez, consiste na fase em que o produto ou serviço é disponibilizado no mercado. Em geral, se trata de um momento com lento crescimento das vendas e, consequentemente, de baixo retorno financeiro.
Isso ocorre porque o público alvo ainda não sabe da existência do produto ou serviço. Deste modo, quase não há margem para a empresa, devido aos altos custos para a introdução da marca no mercado.
Geralmente, durante a introdução, a produção do item a ser comercializado ainda é pequena. Além disso, esta etapa exige investimentos em publicidade, marketing, distribuição e embalagem para que o público tome conhecimento acerca de sua existência.
Crescimento
Já a etapa do crescimento, mais uma das fases do ciclo de vida do produto, ocorre quando há a aceitação pelo mercado do produto ou serviço que foi lançado. Nesse momento, os lucros crescem à medida que mais pessoas descobrem a existência do item e passam a consumi-lo.
Mais uma característica dessa fase é que, em geral, a quantidade de concorrentes também costuma aumentar. Este fato ocorre especialmente em razão do sucesso das vendas. Assim, é importante continuar realizando investimentos em seu produto ou serviço para garantir a liderança de mercado.
Maturidade
Durante a fase de maturidade ainda há volume de vendas expressivo, mas as taxas de crescimento das vendas costumam cair. Fator que se dá uma vez que o item já teve aceitação de grande parte dos potenciais compradores.
Nesse momento, a tendência é que os ganhos fiquem mais estáveis e, para reverter a situação e se sobressair entre os concorrentes, o ideal é aumentar os investimentos com marketing. É fundamental que a empresa não se acomode com o cenário de vendas durante a etapa de maturidade, pois nesse momento já é possível adotar medidas preventivas contra a fase seguinte de declínio.
Declínio
Por fim, a última fase de um produto é o seu declínio, momento em que os ganhos e as vendas caem, pois o item se torna ultrapassado e começa a entrar em desuso na medida em que novas tecnologias são criadas.
Durante essa etapa, é imprescindível que a companhia redesenhe o seu planejamento e realize mudanças no produto para que ele seja relançado no mercado com uma atualização a fim de dar início a outro de vida do produto.
Como vimos, há 5 fases do ciclo de vida do produto, sendo fundamental que os gestores que trabalham com vendas conheçam sobre o tema para que seja possível realizar a tomada de decisões mais adequada em cada etapa.
Se você gostou deste artigo, continue a visita em nosso blog e descubra como otimizar o ciclo de vida do produto.