É fundamental para as empresas manter uma boa gestão de seus ativos. Nesse sentido, para obter sucesso nessa área, é preciso ter foco também na integridade dos dados, ainda mais com a digitalização em alta.
Trata-se de um ponto importante porque eles costumam ter impacto relevante em diversas áreas. Os setores mais afetados são o planejamento organizacional e, principalmente, nas tomadas de decisões estratégicas e inteligentes.
Por essa razão, vamos abordar, neste artigo, a importância da integridade dos dados do negócio. Além disso, veremos como o uso da tecnologia pode ser muito vantajoso para a proteção dos ativos e diminuição dos riscos do negócio.
O que significa a integridade de dados?
A integridade dos dados é um conjunto de ações voltadas para a manutenção, garantia, precisão e consistência do banco de dados da empresa, ao longo dos estágios de design, implementação e uso, o que é chamado de ciclo de vida do produto.
Durante a fase de design do fluxo de integração, há a possibilidade de realizar uma série de procedimentos, regras e princípios de verificação e correção com a finalidade de preservar os dados de forma íntegra.
A relação com a gestão de ativos?
Na era da indústria 4.0 e da Internet das Coisas (IoT), a integridade dos dados é ainda mais benéfica para a gestão de ativos, uma vez que ela permite a vinculação entre banco de dados, além de facilitar pesquisas e possibilitar a recuperação desses dados em caso de necessidade.
Nas indústrias, a ela é ainda mais imprescindível e deve ser mantida em todas as etapas de produção, uma vez que participa ativamente das tomadas de decisões estratégicas, subsidiando as informações dos ativos aos gestores. É o caso, por exemplo, da antecipação de manutenção de algum equipamento eletrônico a partir da análise dos dados.
A integridade dos dados, ainda, pode estar relacionada com a alavancagem da produção industrial, por diminuírem riscos inerentes a danos dos equipamentos e de acidentes de trabalho.
Por fim, ressaltamos que investir em soluções que integrem a gestão de ativos com a cadeira de produção costumam ser muito eficientes para manter a os dados em sua forma integral. Essa providência pode melhorar substancialmente a estabilidade e o desempenho, além de possibilitar eventuais recuperações ou pesquisas.
Como preservar a integridade dos seus dados?
Algumas verificações de integridade de dados ajudam a garantir precisão e segurança ao banco de dados da empresa, minimizando riscos. São elas:
- gerenciamento ao acesso aos dados, limitando permissões para modificação no banco de dados por pessoal não autorizado;
- validação de dados garante que a entrada seja precisa;
- realização de backup dos dados de maneira frequente, pois eles ajudam a prevenir a perda permanente dos dados;
- remoção de dados duplicados e utilização de logs de monitoramento para aumentar a segurança de seus dados;
- auditorias internas, essenciais para a atualização e integridade dos dados;
- apoio de uma ferramenta para armazenamento de dados em nuvem para manter a integridade dos dados de forma segura e sem riscos físicos.
Agora que você já conhece a importância da integridade de dados, procure sempre adotar as medidas cabíveis para mantê-los seguros, uma vez que o vazamento de tais informações é capaz de gerar grandes prejuízos a uma empresa.
Como vimos, a integridade dos dados consiste em um conjunto de ações voltadas para o ciclo de vida do produto. Para conhecer mais sobre o tema, acesse o nosso artigo sobre Product Lifecycle Management (PLM) para descobrir quais são os seus benefícios.