Você sabe quais são os impactos da indústria 4.0 no mercado de trabalho? Ela apresentou uma nova realidade em termos de tecnologia e inovação para a produção industrial e, por isso, tem sido fundamental às empresas abraçar as oportunidades e desafios digitais gerados pela quarta revolução industrial, visando o desenvolvimento econômico e a competitividade.
As chamadas “fábricas inteligentes” demandam a integração entre as diversas formas de conhecimento. Estas fábricas, por sua vez provocam a necessidade de aprimoramento do perfil dos colaboradores, que agora tendem a ser profissionais multidisciplinares.
Para ajudá-lo a compreender sobre o tema, vamos apresentar impactos da indústria 4.0 no mercado de trabalho. Continue a leitura deste artigo para conhecer mais detalhes.
Quais são as tendências da indústria 4.0?
Inicialmente, o primeiro passo deve ser conhecer sobre o funcionamento e as megatendências da indústria 4.0. A seguir, vamos apresentar informações sobre cada um deles.
IoT — Internet das Coisas
Internet das Coisas (do inglês Internet of Things, IoT) é o tipo de tecnologia que viabiliza a automação dentro dos processos produtivos, a partir da troca de informações realizada de maneira constante por sensores de cada equipamento (coisa) com conexão à internet.
A criação e análise desses dados possibilita aos gestores das unidades a percepção regular ou irregular dos processos, assim aumentando a produtividade da fábrica.
Computação em nuvem
Esse tipo de tecnologia, cada vez mais popular, permite a qualquer computador executar uma tarefa processada por um servidor de alto desempenho, por meio da internet.
Contratar maior poder computacional auxilia na redução de custos de TI, aumento do armazenamento de dados e ganhos em mobilidade e escalabilidade nos processos da empresa.
Big Data
O Big Data permite aos gestores uma análise de dados de maneira mais robusta. O incremento das informações possibilita relevantes ganhos para futuras tomadas de decisões e insights. Um bom exemplo de uso do Big Data na indústria é a solução Teamcenter, da Siemens, que permite uma gestão otimizada de dados provenientes de todos os setores da fábrica e de forma inteligente leva estas informações às partes interessadas de uma maneira rápida e concisa.
Robótica
A automação gerada pelo uso de robôs aumenta a produtividade, já que as máquinas podem realizar tarefas repetitivas ou mecânicas de maneira integral e com menores índices de falhas em relação aos trabalhadores.
Como são os impactos da indústria 4.0 no mercado de trabalho?
Inevitavelmente, existe preocupação com o mercado de trabalho, à medida que a automação ganha cada vez mais destaque nos processos produtivos. Nesse cenário, há estimativas acerca da diminuição nos postos de trabalho de qualificação intermediária. Contudo, aponta-se a criação de postos de trabalho de baixa e alta qualificação, o que faz da “indústria da automação” uma potencial geradora de empregos.
Algumas substituições de tarefas simples por robôs articulados e robôs manipuladores, ou tarefas mais perigosas que possam gerar riscos a saúde do colaborador são importantes e não geram, necessariamente, perda de postos de trabalho. Geralmente, estes colaboradores passam a realizar outras tarefas com mais valor técnico e menos esforço manual.
Para o aproveitamento das oportunidades, os profissionais devem focar não somente em sua formação profissional, mas se atentar ainda mais à realização de treinamentos e à capacidade de entendimento das necessidades do cliente, de questões comerciais e da solução de problemas.
Além disso, há oportunidades na área de pesquisa e desenvolvimento para profissionais com habilidades técnicas multidisciplinares e versatilidade para atuar com as diferentes opções tecnológicas de uma fábrica inteligente.
Quais as vantagens e desvantagens da indústria 4.0?
Agora que você já sabe sobre os impactos da indústria 4.0 no mercado de trabalho, vamos apresentar, a seguir, algumas de suas vantagens para um negócio:
- aumento da produtividade: investimentos em automação trazem agilidade e precisão, permitindo aos colaboradores a realização de atividades mais estratégicas;
- maior eficiência: nessa estrutura, os recursos empresariais são utilizados com mais inteligência, melhorando os indicadores de desempenho do negócio;
- redução dos custos de produção: por conta do aprimoramento dos resultados gerados a partir da maior capacidade de autonomia nos processos da cadeia produtiva.
Em termos de desvantagens, vejamos alguns dos principais desafios:
- encontrar mão de obra capacitada: por serem tecnologias novas no mercado, encontrar profissionais capacitados pode ser um desafio. Nesse cenário, há a possibilidade de a empresa investir em programas de treinamento para seus colaboradores. Em 2020 o G1 anunciou que a falta de mão de obra qualificada afeta metade das indústrias no país;
- ciberataques: com uma maior conectividade à internet, as empresas devem se atentar à questão da segurança cibernética, a fim de evitar vulnerabilidades nas tecnologias utilizadas. Contudo, ao contar com os recursos adequados, a chance de ataques é mitigada.
Como vimos, os impactos da indústria 4.0 no mercado de trabalho são diversos, sendo preciso que as companhias e os profissionais se ajustem e procurem pela qualificação adequada para que seja possível acompanhar a tendência.
Agora que você se aprimorou neste tema, confira mais informações sobre o panorama da indústria 4.0 no mundo.