A integração digital e os métodos ágeis revolucionaram o modo como empresas desenvolvem projetos. Nesse sentido, diversas ferramentas e métodos criados recentemente auxiliam em fatores como redução de erros, produtividade e personalização. Entre os métodos que mais se destacam na área de TI está a Cultura DevOps. No entanto, esse método de gestão de projetos ainda é desconhecido para muitas empresas.
Entretanto, não são só as empresas da área de TI que podem se beneficiar da Cultura DevOps. A lógica por trás do método pode ser aplicada em diferentes áreas. Por isso, preparamos um conteúdo para esclarecer o que significa essa sigla que é cada vez mais usada entre os profissionais que buscam mais inovação. Continue a leitura e saiba mais.
O que é Cultura DevOps?
A sigla DevOps tem sua origem nas palavras da língua inglesa: Software Development and Operations. Enquanto a palavra Development está ligada à ideia de desenvolvimento de softwares e processos, Operations está relacionada à operacionalização necessária para que um software funcione adequadamente.
Nesse sentido, o método DevOps surgiu como solução para um problema muito comum no desenvolvimento de softwares. Profissionais com experiência na área sabem como os gargalos na dinâmica de trabalho entre as diferentes equipes responsáveis por um projeto podem prejudicar seu andamento. Isso resulta na necessidade de voltar etapas para corrigir problemas só identificados depois e, consequentemente, em atrasos nas entregas e em insatisfação dos clientes.
Assim, a Cultura DevOps é um método eficaz para aprimorar a gestão dos projetos e resolver grande parte dos problemas enfrentados na dinâmica de integração entre equipes. Para isso, ferramentas tecnológicas são adotadas justamente com o objetivo de integração das diferentes equipes responsáveis pelo projeto.
Desse modo, planejamento, codificação, execução, testes, implementação e monitoramento são compartilhados. O resultado da integração é uma maior flexibilidade para fazer correções necessárias enquanto o projeto ainda está em fase de desenvolvimento. A Cultura DevOps cria, portanto, um fluxo contínuo de trabalho, deixando o processo de desenvolvimento de um software mais cíclico, eficiente e preciso quanto aos prazos estipulados.
Quais ferramentas adotar?
Algumas ferramentas se destacam e se tornaram as mais utilizadas para integrar as equipes usando a DevOps cultura. Cada uma delas tem um objetivo relacionado a uma etapa dos projetos, como explicamos a seguir:
- Trello, Jira e Asana ― planejamento integrado e compartilhado entre equipes;
- Subversion e GIT ― controle e manutenção colaborativos de código fonte;
- Maven e DBMaestro ― automatização da compilação de código fonte e entradas de bancos de dados;
- JUnit e NUnit ― construção, execução e apresentação de testes;
- DockerHub, Nexus, Python Package Index ― versionamento de artefatos;
- Puppet e Chef ― gerenciamento compartilhado de configurações em equipamentos e máquinas;
- Amazon AWS e Azure ― servidores virtuais compartilhados;
- Splunk, Zabbix e Appydynamics ― monitoramento de sistemas operacionais e máquinas virtuais.
Quais são os benefícios da Cultura
DevOps?
Facilitando a implementação de diversos recursos para aprimorar o desenvolvimento de projetos, a Cultura DevOps traz alguns benefícios importantes para as empresas que merecem destaque. Por isso, fizemos uma seleção dos 5 benefícios mais importantes da Cultura DevOps.
1. Redução de custos
Com menos erros e menos etapas sendo refeitas, há grandes chances de haver redução de custos, gerando economia para os clientes e para a empresa.
2. Processos otimizados
A integração entre as equipes é altamente benéfica para a otimização dos processos que são feitos de forma mais ágil e eficiente, principalmente no que concerne às correções durante o desenvolvimento.
3. Maximização da qualidade
Outra grande vantagem que é promovida pela integração é a maximização da qualidade. Com mais ferramentas sendo utilizadas para a otimização dos projetos por toda a equipe, os projetos sempre apresentam resultados mais promissores do que os que não usam o DevOps.
4. Agilidade
A produção mais ágil dos projetos ainda ajuda na maior satisfação de clientes e stakeholders, beneficiando tanto a fidelização dos clientes quanto a reputação da empresa.
5. Motivação
Por fim, equipes integradas, trabalhando em consonância, são mais motivadas pelo bom ambiente de trabalho. Uma equipe motivada traz muitos outros benefícios para uma empresa, como retenção de talentos e valorização da marca.
Fizemos aqui uma introdução à Cultura DevOps com o objetivo de apresentar o método e os principais benefícios para as empresas que o implementam.
Além deste método, muitas outras medidas podem ser tomadas para otimizar os processos em uma empresa. Baixe o nosso guia e entenda quais as opções e tecnologias disponíveis para otimizar o processo de produção na indústria.