Você sabe o que significa PLM (Product Lifecycle Management)? Já ouviu falar desta tecnologia? Muitas empresas conseguem se manter competitivas e lançar produtos campeões de venda de forma constante. Ao passo que, outras organizações parecem que apenas correm atrás das mais inovadoras.
Por que tantas empresas que contam com bons profissionais não conseguem os resultados que outras indústrias alcançam? Qual o segredo do sucesso das campeãs de vendas? A resposta pode estar na aplicação do PLM.
As falhas de comunicação interna, a dificuldade de passagem de conhecimento e a falta de compreensão acerca das demandas do cliente são apenas alguns dos pontos, que podem ser sanados por meio da aplicação do Product Lifecycle Management. Vamos entender ao longo deste artigo o que é PLM, suas características e benefícios.
O que é PLM ou Product Lifecycle Management?
O Product Lifecycle Management, também conhecido como Gestão de Ciclo de Vida do Produto, nada mais é que uma série de etapas focadas no gerenciamento de um determinado produto, desde a sua criação até o momento em que ele deixa de ser produzido.
Criar um produto é um grande desafio para as empresas. Não basta apenas pensar em questões como durabilidade, inovação, custo, determinações legais e qualidade, ainda que elas sejam, sem dúvida, importantes. O ponto principal é entender as tendências de mercado e as demandas dos consumidores.
Por conta disso, o PLM se torna indispensável para a indústria, pois é capaz de fornecer informações valiosas sobre a rede de fornecedores, distribuidores, colaboradores e clientes. Entre as etapas controladas pelo PLM, temos:
- desenvolvimento: fase inicial em que estão inseridas as análises, as especificações e os testes de conceito e validação;
- introdução: inserção do produto no mercado, desenvolvimento das campanhas de divulgação e pequena produção inicial;
- crescimento: aceitação do produto no mercado, aumento da produção e maximização dos investimentos;
- maturidade: estabilização nos lucros e na produção do produto, redução nos investimentos de publicidade;
- declínio: queda de vendas, redução de produção, atualização do produto para um novo ciclo.
Contudo, ainda que o PLM esteja presente em todas as fases da gestão do ciclo de vida do produto, é preciso dizer que nem todos os produtos poderão passar por todas as fases citadas acima. Alguns itens podem não passar do desenvolvimento ou não chegar a uma maturidade, de forma que passem ao declínio antecipadamente e não sendo atualizados, priorizando o descarte devido ao baixo retorno.
Além disso, algumas etapas podem se manter por um longo tempo, como na pesquisa e desenvolvimento de produtos, por exemplo. Entretanto, o ideal é prolongar ao máximo a fase de maturidade, na qual temos baixos investimentos e um melhor retorno.
Como funciona o PLM?
Muitos gestores ainda se mostram reticentes com a implementação de uma solução de PLM. Isso porque pensam que se trata apenas de mais uma solução complexa e cara de TI, e que requer uma adaptação de cultura organizacional.
Na realidade, um sistema de PLM é altamente completo, facilitando a gestão de todo o ciclo de vida do produto de uma forma simples e visual, trazendo um alto retorno com uma baixa complexidade de implementação. Ele pode ser adotado por qualquer tipo de indústria, mas se destaca principalmente em empresas onde existe uma grande base de informação a ser gerida e compartilhada.
A base de um PLM é a gestão de documentos por meio do GDM, bem como a gestão de dados com a aplicação do PDM. Ambos são módulos fundamentais para a efetivação de qualquer operação que vise ao desenvolvimento de novos produtos. Neste sentido o PLM torna-se, também, uma excelente ferramenta de gestão de projetos.
No centro do PLM, temos as funções genéricas, que apoiam a colaboração entre todos os usuários envolvidos no desenvolvimento de um produto e que estão distribuídas geograficamente pela empresa, ao mesmo tempo em que integram sistemas e informações.
O nível inferior do PLM trata das ferramentas simples de comunicação e compartilhamento de dados que permitem a colaboração direta entre todos os usuários. Por outro lado, no nível mais avançado, temos a gestão de projetos e tarefas, utilizando tecnologias em nuvem.
Quais os seus principais benefícios?
O Product Lifecycle Management traz uma série de benefícios às indústrias, permitindo uma real compreensão de todo o ciclo de produção de seus produtos.
Todavia, um erro comum entre os gestores das organizações é não ter um mapa completo de produção, sendo que muitas atividades necessárias ao desenvolvimento de um produto ou à sua produção são desconhecidas pelos gerentes.
Por meio do PLM, podemos ter uma visão completa de todo esse ciclo produtivo, identificando os pontos fortes e fracos, agindo de forma corretiva sobre os riscos e buscando ampliar as oportunidades.
Ao ter essa visão completa do ciclo de produção, fica muito mais simples deixar de lado as práticas nocivas e focar esforços na adição de procedimentos benéficos para a empresa, que estejam alinhados com sua visão e estratégia de negócios.
A seguir, veja alguns dos benefícios de apostar no PLM em sua organização.
Maior produtividade
Ao entender como funciona todo o ciclo produtivo de um determinado item dentro da organização, fica simples verificar a existência de gargalos produtivos, que dificultem ou prejudiquem a produtividade da planta.
Dessa forma, é possível não apenas corrigir tais ocorrências, trazendo maior produtividade, como também é simples realizar testes e verificar resultados, buscando uma melhoria contínua nas atividades de produção.
Redução de custos de produção
Com um controle total acerca de produtos, vendas e fornecedores, é possível realizar um acompanhamento mais efetivo dos custos de produção, evitando investimentos mal realizados e garantindo a aplicação correta dos recursos financeiros da empresa. Isto faz com que o PLM seja, além de um agente fundamental na diminuição de custos de produção, também uma tecnologia sustentável, pois auxilia diretamente na redução de desperdícios.
Menor tempo entre confecção e comercialização
Uma das grandes vantagens de um sistema de PLM é a redução do tempo de criação de novos produtos, permitindo melhorar o “time to market“ — o período que vai desde o primeiro insight até a disponibilização do produto no mercado. Isso é possível por conta da comunicação e da colaboração.
Quanto menor esse tempo, mais rápido o retorno dos investimentos realizados com o desenvolvimento do novo produto.
Qual a melhor forma de implantar o PLM?
Existe uma grande gama de soluções no mercado atualmente. Por este motivo, na hora de buscar uma ferramenta de PLM, é preciso ter muita atenção à contratação de um fornecedor adequado.
É importante o fornecedor não apenas apresente uma solução apropriada, mas que também conte com profissionais especializados e com o reconhecimento de seus clientes.
A PLMX atua no mercado de digitalização industrial há mais de 10 anos, sendo especialista em softwares de PLM, levando empresas à era da indústria 4.0, otimizando seus processos e melhorando a sua produtividade por meio da tecnologia.
Entre os principais diferenciais da PLMX, podemos citar o seu conjunto de colaboradores especializados, focados em consultoria e treinamento. Além do atendimento focado nas demandas dos clientes, oferecemos soluções que realmente trazem retorno.
Como vimos, o PLM (Product Lifecycle Management) pode levar sua indústria a um próximo nível, auxiliando em seu crescimento e estabelecimento no mercado, além de melhorar sua capacidade produtiva.
Uma das ferramentas PLM mais conhecidas do mercado é o Teamcenter da Siemens Digital Industries Software.
Abaixo você pode entender um pouco mais sobre essa ferramenta e seus diferenciais através de uma playlist de 6 vídeos que abordam seus principais diferenciais:
Veja também este artigo sobre o PLM Teamcenter e saiba como essa ferramenta pode otimizar seus processos.