A PLMX Soluções atua há mais de dez anos na consultoria, venda, implantação, suporte e treinamentos dos Softwares da Siemens Digital Industries Softwares como Solid Edge, Femap, Teamcenter, NX CAD/CAM, Tecnomatix e Opcenter APS.

Contato

contato@plmx.com.br

(11) 3565-3808

Produção
Perdas na produção

Perdas na produção: conheça as 5 principais causas

Um dos principais problemas dentro de uma indústria são as perdas na produção. As causas para isso podem ser as mais variadas dentro de um escopo geral.

Na maioria das vezes, existe pouca atenção sobre o real desperdício que acontece na linha de produção, gerando prejuízos enormes que não são rastreáveis.

Por conta disso, é tão importante conhecer as principais causas de perdas na produção, a fim de tomar medidas de prevenção que auxiliem na melhoria dos processos e aumento dos resultados financeiros. Entenda mais a seguir!

Qual a importância de reduzir as perdas na produção?

Quando não se tem uma ideia geral sobre a real perda dentro da produção, os gestores acabam por ignorar essa variável, achando que o número não tem um impacto tão alto na produtividade.

Contudo, essa é uma ideia totalmente equivocada. O controle real do desperdício e das perdas pode levar a empresa a outro patamar, já que essa economia pode gerar recursos a serem empregados em novas tecnologias, redução de preços e outras vantagens competitivas.

Quais as principais causas de perdas na produção?

Para auxiliar você a compreender as causas das perdas dentro da indústria, separamos alguns fatores para isso. Observe cada um deles com atenção.

1 . Paralisação da produção

Infelizmente, evitar totalmente as paradas de produção não é algo possível, tendo em vista que imprevistos acontecem. Porém, com um bom planejamento, podemos evitar ao máximo esse tipo de problema.

Assim, uma das formas de garantir o funcionamento é a manutenção preventiva, garantindo que todos os equipamentos estarão em perfeitas condições de uso.

2 . Estoques grandes

Algumas empresas se acostumaram a trabalhar com grandes volumes em estoque, contudo, essa não é uma boa prática, afinal, esses produtos podem encalhar e, caso sejam perecíveis, vir a estragar, causando perdas.

Dessa forma, o ideal é trabalhar com um estoque mínimo, mais uma vez, focando em planejamento para garantir o cumprimento de prazos para com os clientes.

3 . Desperdício de energia elétrica

O custo da energia elétrica em nosso país é muito alto e um dos principais custos da produção. Desperdiçar energia pode gerar um grande prejuízo para a empresa.

Para evitar isso, é preciso fazer um levantamento de como melhor aproveitar os equipamentos, mantendo máquinas desligadas sempre que possível, visando à economia.

4 . Problemas operacionais

Movimentos operacionais equivocados podem gerar custos extras, desperdícios e atrasos dentro da linha de produção, levando a prejuízos. Dentro desse contexto, podemos apontar o movimento de insumos, matérias-primas e materiais.

Por conta disso, é fundamental planejar muito bem a planta de produção, evitando ao máximo o movimento de insumos dentro da planta de produção sem necessidade.

5 . Falta de controle sobre pedidos

Por fim, podemos também citar como uma das causas de perdas dentro da produção a falta de controle sobre os pedidos, o que pode gerar a chamada superprodução, o excesso de produtos.

Afinal, é fundamental que o setor de vendas trabalhe em conjunto com a produção, visando ao controle acerca do que deverá ser produzido e quando, para cumprir com as entregas sem gerar desperdícios.

Agora que você já conhece as principais causas de perdas na produção, basta buscar solucionar cada uma delas dentro de sua empresa para evitar mais desperdícios.

Agora que você já conhece algumas causas de perdas, leia nosso próximo artigo e entenda como reduzir custos na indústria!