Os sistemas ERP, PDM e PLM são muito importantes para empresas de diferentes ramos. Em geral, o gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) é definido como uma melhoria revolucionária do gerenciamento de dados do produto (PDM). Já o sistema ERP foi criado para expandir capacidades operacionais.
É fundamental conhecer e saber diferenciar cada um deles, pois o desconhecimento do tema é capaz de apresentar um risco significativo de confusão operacional.
Se você deseja conhecer mais sobre ERP, PDM e PLM e as distinções entre cada um desses sistemas, continue a leitura deste artigo. Nele vamos apresentar informações relevantes sobre o tema.
PLM
O PLM (Product Lifecycle Management), também chamado de Gestão de Ciclo de Vida do Produto, consiste em diferentes etapas que têm como objetivo gerenciar um determinado item. Este gerenciamento ocorre desde o início, quando ele é criado, até a hora em que ele deixa de ser produzido.
Em geral, a criação de um produto é um desafio para as companhias, uma vez que envolve determinados fatores, como custo, inovação, durabilidade, qualidade e determinações legais. Contudo, o fator-chave costuma ser compreender as demandas dos consumidores e as tendências de mercado.
Por essa razão, como o PLM é capaz de fornecer importantes dados acerca de rede de fornecedores, de distribuidores, de colaboradores e de clientes, ele é indispensável para as indústrias durante essa etapa. A solução é um sistema completo, que facilita a gestão de todo o ciclo de vida do produto de uma maneira simples e visual. Consequentemente, ele gera um alto retorno com uma baixa complexidade para a sua implementação.
Teamcenter
O Teamcenter foi criado pela Siemens Digital Industries Software e consiste em um conjunto de aplicativos de softwares de gerenciamento de ciclo de vida do produto (PLM). Trata-se, na realidade, da solução PLM mais utilizada no mundo.
Por meio do Teamcenter, as empresas que têm a necessidade de entregar produtos cada vez mais complexos conseguem aumentar a produtividade. Nesse sentido, outro benefício trazido por esta tecnologia é a possibilidade de simplificar as operações globais, além de melhorar a qualidade do item e diminuir custos.
Ele é capaz de simplificar o PLM com aplicativos direcionados que facilitam a tomada de decisão. Isso porque os recursos da plataforma priorizam a experiência do usuário em alta definição para informar a tomada de decisões a qualquer hora e em qualquer lugar, impulsionando que isso seja feito de forma inteligente.
Dessa maneira, o PLM é uma tecnologia que permite, por exemplo, analisar documentos, responder a fluxos de trabalho, buscar estruturas de produtos, desenhos 2D e modelos 3D em dispositivos móveis. Ainda mais, isso é realizado de modo a proporcionar a unificação de diferentes fluxos e processos, o que faz com que as informações sejam acessíveis conforme a necessidade de cada equipe envolvida.
Entre os principais diferenciais do Teamcenter, podemos destacar os seguintes:
- possibilidade de integrá-lo com ERP e CRM da companhia, de clientes ou de parceiros;
- sincronização de cronogramas, tarefas e alocação de recursos;
- ambiente colaborativo que permite a manipulação de informações do produto pela web em tempo real;
- funcionalidades avançadas para visualização e mockup digital, o que possibilita que as variações do produto e suas inovações sejam testadas de forma virtual;
- capturas geométricas, de dados e de estrutura do produto de diferentes sistemas, como CAD, CAE e CAM.
PDM
O PDM (Product Data Management), também conhecido como Gerenciamento de Dados do Produto, é uma tecnologia que foi criada para fazer o gerenciamento de arquivos CAD e de outros que se relacionam com o projeto em um sistema único e central.
O PDM foi o precursor do PLM e oferece contextos de segurança para cada usuário, o que protege os direitos de propriedade intelectual. Na prática, é um gerenciador de arquivos que visa a determinar diferentes critérios, como os seguintes:
- controle de acesso à documentação;
- localização de arquivos com base em suas propriedades ou características;
- gerenciamento de listas de materiais geradas a partir do modelo CAD;
- criação de fluxos de desenvolvimento e aprovação de arquivos;
- gerenciamento de tarefas de diferentes projetos;
- realização do controle de tempo gasto em tarefas; entre outros.
Assim, de maneira resumida, é possível dizer que o PDM gerencia os arquivos gerados pelo CAD, sendo que todos os itens que citamos também costumam fazer parte de uma solução PLM.
É válido ressaltar que uma das principais diferenças entre PDM e PLM é que, apesar de o PDM ser o precursor, o PLM não trata da gestão de arquivos, mas, sim, da vida do produto com dados com os quais todos podem interagir e alimentar com informações relevantes à cadeia produtiva.
ERP
O ERP (Enterprise Resource Planning), ou sistema de gestão integrado, é definido como a capacidade de fornecer um conjunto integrado de aplicativos de negócios. Em geral, as ferramentas ERP compartilham um processo comum e um modelo de dados que cobre processos operacionais completos e amplos. Esses processos incluem manufatura, de distribuição, de finanças, de serviços e de cadeia de suprimentos.
Os aplicativos ERP são capazes de automatizar e fornecer suporte a uma variedade de processos administrativos e operacionais de negócios em diferentes setores. Desta forma, abrangendo a linha de negócios, atendimento ao cliente, aspectos administrativos e de gerenciamento de ativos de uma empresa.
Hoje em dia, o recomendado é investir em soluções e tecnologias que integram o ERP e o PLM, uma vez que são soluções fundamentais. O ERP é essencial para as fases de transação da jornada do produto, mas, sem o PLM, ele fica limitado.
Dessa maneira, o PLM inclui todos os processos interativos e criativos que compõem os elementos do ciclo de vida de um produto. Ou seja, ele é capaz de proporcionar uma vantagem competitiva que o ERP, por si só, não consegue.
Agora que você já conhece todos os detalhes sobre ERP, PDM e PLM e também as diferenças entre cada um deles, deve ter percebido a sua importância para as empresas. Afinal, eles são capazes de elevar uma indústria a outro nível, melhorando a sua capacidade de produção e ajudando em seu crescimento e no estabelecimento no mercado.
Se você gostou deste artigo, continue a visita ao nosso blog e conheça os benefícios do Product Lifecycle Management (PLM).