Você sabe o que é PCM e quais são as suas responsabilidades? Trata-se do Planejamento e Controle da Manutenção (PCM) — uma peça fundamental da gestão que serve como apoio estratégico para diferentes atividades.
Nesse sentido, as empresas podem ter um setor, uma função ou até mesmo um único responsável para planejar e controlar as manutenções, a fim de melhorar o desempenho da companhia.
Se você tem interesse pelo assunto e quer conhecer mais informações sobre o PCM, continue a leitura deste artigo e confira as nossas orientações!
O que é PCM?
Como citamos, PCM é a sigla para Planejamento e Controle da Manutenção que é, na realidade, um ramo da gestão da manutenção responsável por cuidar da área tática e estratégica da companhia.
Para tanto, são atividades de manutenção como controle, planejamento, tempo, custos, estado de conservação, controle, entre outros indicadores que devem ser gerenciados. De maneira geral, é possível dizer que o PCM prevê a execução da manutenção do começo ao final, realizando a gestão estratégica de todos os recursos e processos, a fim de aprimorar a operação e garantir o bom funcionamento dos ativos.
O seu principal objetivo dentro de uma empresa é garantir e aumentar a confiabilidade e a disponibilidade de ativos, sendo que, para tanto, é necessário determinar as melhores ações entre dinheiro, tempo e mão de obra.
Quais são as suas principais responsabilidades?
As responsabilidades do PCM envolvem diferentes etapas, desde as mais estratégicas até processos táticos. Contudo, o controle sempre deve ser feito de maneira rigorosa. Entre as suas principais responsabilidades, podemos citar as seguintes:
- determinar metas e controlar indicadores de desempenho das atividades de manutenção;
- detalhamento de planos de ação para atingir metas;
- criação de padrões e procedimentos de trabalho para a manutenção;
- incorporação de novas tecnologias e softwares;
- coordenação de análise de falhas;
- controle da documentação técnica da manutenção;
- gerenciamento e controle dos custos da manutenção.
Quais são os principais fatores do PCM?
O PCM consiste em três fatores principais: a manutenção, o planejamento e o controle. A seguir, vamos apresentar mais detalhes sobre cada um deles.
Manutenção
A manutenção tem como objetivo manter, ou seja, conservar. Por essa razão, ela consiste na ideia de manter sem deteriorar. Por meio da manutenção é possível aumentar a vida útil de um equipamento para que ele opere o maior tempo possível de maneira segura e satisfatória.
Planejamento
O planejamento, por sua vez, deve analisar todos os fatores que devem ser vistos antes da execução da manutenção, ou seja, trata-se de um plano detalhado com os pontos que devem ser analisados em curto, médio e longo prazo. Essa etapa é uma das mais importantes, justamente porque ela é capaz de determinar os custos e a qualidade de tudo o que for executado.
Controle
Por fim, o controle deve ser feito para saber se as atividades do setor de manutenção que já foram realizadas estão certas ou erradas, de acordo com o planejamento. Para isso, é possível realizar comparações, medições e definição de padrões, a fim de observar se o resultado obtido é satisfatório.
Agora que você já sabe o que é PCM e conhece as suas responsabilidades, deve ter percebido que se trata de uma importante ferramenta de gestão, uma vez que ela é capaz de garantir melhores resultados para as empresas que a utilizam.
Se você gostou de conhecer mais sobre PCM, compartilhe este artigo em suas redes sociais!