Muito se fala sobre o uso da Inteligência Artificial na indústria. Porém, o que realmente é possível fazer em termos de evolução e aumento de produtividade ao inserir a tecnologia nas fábricas e manufaturas?
Quando falamos sobre IA, Inteligência Artificial, somos levados a pensar apenas em grandes robôs, totalmente automatizados e fábricas que se mantêm de forma autônoma, sem a presença de nenhum ser humano.
Porém, na realidade, inserir a IA dentro do contexto da indústria, buscando o conceito de indústria 4.0, é muito mais simples e pode começar com pequenos passos, que estão ao alcance de qualquer fábrica. Vamos entender melhor sobre o assunto no texto abaixo.
A melhoria da produção com o uso de alternativas e tecnologias.
A indústria atualmente passa por uma revolução, que traz uma mudança de paradigma. Desta forma, há a busca por mais produtividade por meio da inserção de tecnologias como robotização, Internet das Coisas e outras. Entre elas, destaca-se a Inteligência Artificial.
A IA não se trata de apenas um tipo específico de tecnologia, mas uma gama de recursos que podem ser utilizados para melhorar os resultados e a produtividade de uma manufatura. Isso se dá, na prática, por meio de processos autônomos e flexíveis.
A inteligência simulada, apresentada por máquinas e sistemas, nada mais é que um reconhecimento de padrões, algo que pode ser “ensinado” por meio de programação. Deste modo é permitido que sempre haja evolução conforme o necessário.
Como resultado, qualquer alteração nas linhas de produção podem ser rapidamente absorvidas pelos sistemas e máquinas, com apenas algumas mudanças em sua programação, garantindo a rápida adaptação.
As aplicações da inteligência artificial na indústria.
A IA pode ser aplicada nos mais variados pontos dentro da indústria, e assim podemos contar com vários sistemas autônomos, que se comunicam, ou não, dependendo da demanda existente na fábrica. Vejamos a seguir algumas aplicações interessantes.
Manutenção preditiva
É possível contar com sistemas de monitoramento, que verificam diversos indicadores junto à linha de produção, e com isso, emitem sinais conforme encontrem alguma necessidade de manutenção. Isso ocorre de tal forma que uma programação não prejudique a produção.
Gestão em geral
Por meio da instalação de sensores, a IA pode coletar dados de toda a linha de produção e gerar relatórios de gestão que permitam aos gerentes entender o que está acontecendo dentro da manufatura, desse modo identificando problemas ou pontos de melhoria.
Segurança
Para indústrias que mantêm informações em nuvem, ou utilizam sistemas sensíveis, pode-se aplicar IA para a proteção de dados. Realizando, dessa maneira, um patrulhamento digital em busca de tentativas de invasão e barrando tais ataques.
Os benefícios da aplicação da IA.
Utilizar-se da IA dentro de uma indústria pode auxiliar a melhoria de vários processos, trazendo diversos benefícios. Entre eles, podemos citar:
- redução de erros ─ em condições normais de produção, em que não houve mudanças, a IA erra muito menos que os humanos;
- redução de custos ─ a IA trabalha de forma direta e automatiza muitos processos que exigiriam mão de obra, reduzindo os custos de produção;
- ampliação de resultados ─ ações mais efetivas e maior controle levam a um aumento natural da produção com mais qualidade;
- maior competitividade ─ produzindo mais e gastando menos, a indústria melhora a sua competitividade no mercado.
A Inteligência Artificial na indústria ainda evoluirá muito nos próximos anos, e quem buscar a sua implantação desde agora sairá na frente na busca por uma maior competitividade no mercado.
Para ter acesso aos nossos próximos artigos, siga nosso Facebook, Youtube e LinkedIn.
[rock-convert-cta id=”120″]