Apesar de a área não ser citada com frequência entre as profissões mais tradicionais e com grandes oportunidades, a realidade é que a função de desenhista projetista mecânico conta com uma relevante demanda. Isso ocorre porque as indústrias e prestadoras de serviço precisam desse tipo de profissional em seu quadro de colaboradores. Hoje em dia, ele é visto, inclusive, como o “braço direito” dos engenheiros.
Se você deseja conhecer quais são as principais perspectivas para a profissão de desenhista projetista mecânico, continue a leitura deste artigo que vamos apresentar mais informações sobre o tema.
O que um desenhista projetista mecânico faz?
Os desenhistas projetistas mecânicos atuam, na prática, com projetos e desenhos técnicos de máquinas, de equipamentos e de peças desenvolvidos em diferentes materiais. Estes materiais podem ser metal, plástico, alumínio, entre outros. Além disso, suas funções também envolvem controlar a documentação e os laudos técnicos, o estoque e a matéria-prima, o dimensionamento de máquinas, entre outras atividades. O desenho técnico mecânico, porém, é a base do trabalho do projetista.
Atualmente, esse profissional costuma utilizar softwares para a realização das suas atribuições durante todas as etapas. É possível falar, inclusive, que o futuro da função caminha em conjunto com os avanços tecnológicos, uma vez que, em diferentes fases, a tecnologia é utilizada.
Quais são os requisitos para essa formação?
Para que seja possível atuar como desenhista projetista mecânico, é preciso ter Ensino Médio completo e fazer um curso técnico na área de desenho industrial. Este curso costuma ter duração de cerca de 120 horas e durante a formação, o aluno aprende a manusear softwares, como o AutoCad. Ler e a interpretar desenhos de conjuntos mecânicos também faz parte do conteúdo do curso. Além disso, habilidades para a criação de desenhos em 3D também devem ser desenvolvidas.
Quanto ganha um desenhista projetista mecânico?
A média salarial desse profissional costuma ser de R$ 2.099,20. Contudo, a depender das especializações, do tempo de serviço e de suas formações, é possível que a remuneração aumente significativamente.
É preciso considerar, ainda, o Plano de Cargos e Salários da cidade em que se vive e da empresa em que o profissional pretende atuar, uma vez que existem consideráveis variações a depender da região.
Além de atuar em uma empresa com vínculo empregatício, o projetista também pode trabalhar por conta própria, como freelancer — tipo de prestação de serviços que é cada vez mais comum.
Quais são as perspectivas para a função?
Uma das profissões do futuro é a de projetista para tecnologias 3D. A manufatura avançada e a integração do mundo virtual, fazem com que o campo de atuação desse profissional aumente cada vez mais.
Por essa razão, se essa carreira o atrai, saiba que as perspectivas são positivas porque a tendência é de que o mercado precise de cada vez mais profissionais da área.
Como vimos, a carreira de desenhista projetista mecânico é promissora e deve crescer cada vez mais. Por isso, se você tem interesse pelo ramo, procure um curso para se especializar nessa área e prepare-se bem para ter sucesso como profissional.
Se você gostou das orientações que apresentamos neste artigo, aproveite e assine a nossa newsletter para receber, em seu e-mail, atualizações sobre os nossos novos conteúdos!