Não importa se falamos de um comércio ou uma indústria, comunicação interna e externa são essenciais para a produtividade de diferentes setores. Investir de forma séria na comunicação corporativa é um dos meios mais diretos de aprimorar a cultura organizacional de uma empresa.
Nesse sentido, é fundamental entender as diferenças entre comunicação interna e externa para saber como trabalhá-las para atingir melhores resultados nos negócios.
Para ajudar com essa questão, preparamos este conteúdo. Continue a leitura e entenda a importância da comunicação e como melhorar essa atividade na rotina de uma empresa.
Comunicação interna e externa: importância e vantagens
Hoje, a troca de informações se dá de forma muito mais rápida e intensa do que há alguns anos. Esse fato produziu mudanças importantes, tanto nas relações pessoais, como nas profissionais.
Por isso, investir em comunicação corporativa se tornou extremamente importante para assegurar a qualidade das atividades produtivas e o bom relacionamento com clientes e fornecedores.
Novas ferramentas, conceitos e estratégias tornam muito mais interessante para as empresas estabelecer sua comunicação em duas vertentes: internet e externa. Vamos então entender quais são as suas diferenças e propósitos no contexto corporativo.
Comunicação interna
A comunicação interna diz respeito às trocas de informações realizadas pelo público que apresentam ligação institucional com a empresa. Ou seja, funcionários, sócios e colaboradores.
Esse tipo de comunicação trata, portanto, de questões práticas do dia a dia de trabalho. Por isso, é fundamental para a produtividade e boa relação entre equipes de trabalho e entre empresa e investidores.
Desse modo, as atividades de comunicação interna visam, em geral, transmitir comunicados internos, fornecer dados e informações para o desenvolvimento do trabalho, evitar boatos, etc.
Um profissional, ou departamento de comunicação, deve ser responsável por alinhar as informações importantes e repassá-las aos setores de interesse. Em contrapartida, as ferramentas de comunicação não precisam ser centralizadas. Um bom fluxo de informações entre setores elimina gargalos, aumenta a produtividade e reduz custos ao eliminar erros na rotina de trabalho.
Comunicação externa
A comunicação externa é voltada para as demais relações entre uma empresa e seus públicos. Além dos clientes, esse público pode ser formado por fornecedores, patrocinadores, imprensa, sociedade e instituições públicas.
Assim, esse tipo de comunicação está mais voltado para a publicidade, marketing e posicionamento da marca. Ela, por sua vez, deve ser centralizada e dirigida por um profissional ou departamento de marketing, com objetivo de divulgar e promover produtos e serviços, mas também de transmitir mensagens eficientes e alinhadas com os valores da empresa.
Hoje, as empresas têm um grande universo de possibilidades para trabalhar a sua comunicação externa. O amplo acesso à internet e novas tecnologias quebrou muitas barreiras, possibilitando novas formas de fazer marketing e promover interações com os públicos.
Como melhorar a comunicação: 4 dicas essenciais
Algumas ferramentas e dicas são muito úteis para atualizar a forma como uma empresa trabalha a sua comunicação interna e externa. A seguir, apresentamos brevemente as mais importantes.
1. Adote uma rede social corporativa
A Intranet é um exemplo de rede social corporativa que pode ser muito útil em ambientes profissionais. Com ela, é possível criar espaços privados para troca de informações, como notícias que influenciam as atividades de um setor, divulgação de comunicados institucionais, novas demandas, etc.
2. Crie um jornal-mural
Um jornal-mural ainda pode desempenhar papel importante ao alertar de forma clara e objetiva sobre avisos, convites e outras informações pertinentes ao ambiente corporativo.
3. Invista em marketing digital
As formas tradicionais de marketing, como propagandas de televisão, jornal e revista, vêm sendo substituídas com sucesso pelas estratégias de marketing digital. O uso adequado de redes sociais e seus anúncios pagos, blog institucional e outras estratégias pode ajudar a empresa a conseguir posicionar sua marca como referência no mercado com investimentos modestos.
4. Escolha um sistema de gestão integrada
O uso de sistemas de gestão são uma tendência em pequenas e grandes empresas. A automatização de tarefas, com uso de um sistema adequado, economiza tempo e reduz erros, aprimorando a cultura organizacional da empresa.
Com isso, é fácil perceber como a tecnologia desempenha um papel importante na comunicação. Não só as novidades proporcionadas pela internet e pelas redes sociais, mas toda a nova geração de sistemas de gestão corporativa fazem com que a comunicação se torne uma atividade cada vez mais central para o sucesso de uma empresa.
Se você considera que a comunicação interna e externa são importantes para um desenvolvimento mais satisfatório dos negócios, compartilhe esse conteúdo nas suas redes sociais! Assim, você pode levantar essa questão e mostrar aos seus colegas como a comunicação pode ajudar com os problemas enfrentados.