A gestão da produção industrial, apesar de ser uma atividade complexa, é muito importante para as empresas. Através dela as empresas podem garantir que os processos sejam gerenciados a fim de que o fluxo produtivo aconteça da forma adequada. Em um mercado altamente competitivo e globalizado, como o que vivemos atualmente, tal medida se torna ainda mais relevante para que seja possível se destacar entre os demais ao planejar e controlar as suas operações.
Se você tem interesse pelo tema e deseja conhecer a essencialidade da gestão da produção industrial e os impactos gerados pela indústria 4.0, continue a leitura deste artigo.
O que é a gestão da produção industrial e qual é a sua importância no mundo profissional?
Para que uma empresa apresente uma produção industrial satisfatória, é necessário haver uma boa gestão — que seja programada, planejada e executada da maneira correta — a fim de que os recursos disponíveis sejam usados de forma mais eficiente. A gestão da produção industrial é capaz de atender com precisão ao público-alvo da companhia.
Esse fator pode contribuir para o aumento da sua receita, especialmente em razão da sua maior competitividade no mercado e da conversão de vendas. É possível dizer, inclusive, que esse tipo de gestão pode ser traduzido como a utilização de decisões estratégicas e operacionais, ou seja, é necessário analisar o que deve ser comprado e produzido, em qual quantidade, como e os recursos que são demandados.
Mais um fator relevante é que a gestão da produção industrial deve estar sincronizada com as demais áreas da companhia, como a financeira. A figura responsável por administrar o processo produtivo é o gestor, que tem como papel otimizar as operações.
Quais são os impactos que a indústria 4.0 trouxe para a gestão de produção industrial?
Agora que você já sabe o que é a gestão da produção industrial e a sua relevância para as empresas, vamos apresentar, a seguir, detalhes sobre os impactos que a indústria 4.0 trouxe para essa área.
Uso de sistemas ciberfísicos
Um dos impactos da indústria 4.0 sobre a gestão de produção industrial é a conexão entre máquinas, processos industriais, insumos e produtos, abrangendo toda a cadeia produtiva e mercadológica. Entretanto, para que tudo funcione da maneira correta, são exigidos altos níveis de virtualização. Nesse sentido, os sistemas ciberfísicos (também chamados de Cyber-Physical Systems ou CPS) são capazes de criar a integração entre processos físicos e sistemas virtuais.
Eles atuam na simulação e, especialmente, no monitoramento e no controle da produção em tempo real. Com isso, torna-se possível que a indústria obtenha a máxima otimização em sua cadeia de produção.
Automação fabril
Prevenir é sempre a melhor alternativa no mundo empresarial e, com a indústria 4.0, essa medida se tornou ainda mais viável. Isso porque, hoje em dia, é possível que os gestores se antecipem ao problema — o que previne perdas nas etapas seguintes.
Nesse sentido, a automação fabril permite que todas as operações de uma companhia se mantenham alinhadas e integradas com os demais setores e, dessa forma, não há quebra no estoque. Atualmente, graças à transformação digital na área industrial, é viável, por exemplo, usar o machine learning e a Internet das Coisas (IoT). Como consequência as mesmas fazem com que o gestor tenha acesso a um grande volume de dados e consiga automatizar diferentes atividades.
A automação, por sua vez, gera reflexos diretos em uma tomada de decisão mais assertiva, reflete no aumento da produtividade, ajuda na redução de custos e, ainda, otimiza os resultados de forma geral.
Maior acompanhamento dos sistemas e processos
A indústria 4.0 permite que os sistemas e processos sejam integrados. Com isso, é possível utilizar e implementar tecnologias adequadas em cada caso nos processos de produção. Assim, o gestor pode empregar diferentes recursos e tecnologias para acompanhar os sistemas e procedimentos produtivos.
Por meio desse acompanhamento, também é possível monitorar com eficiência as condições em que o trabalho é executado. Não obstante, sempre que for necessário, é possível realizar diagnósticos mais seguros e precisos.
Diminuição da intervenção humana
A gestão da produção industrial na indústria 4.0 permite que diferentes tecnologias sejam usadas em conjunto. A intenção é que acompanhamento dos processos e dos sistemas de produção de forma contínua. Ademais, possibilita que as condições e os diagnósticos sejam monitorados.
Nesse sentido, há uma comunicação rápida e os dados e as informações obtidos podem ser usados para resolver falhas, até mesmo sem a intervenção humana. Isso ocorre por meio dos softwares que conectam diferentes máquinas e setores de uma indústria.
É válido ressaltar que, apesar de a atuação humana ser dispensada em determinadas situações, isso não quer dizer que o emprego na indústria corre riscos. Isso porque a tecnologia tem como objetivo tornar o dia a dia empresarial mais seguro e eficaz, além de aumentar o controle de produção, mas o fator humano também é um elemento imprescindível para o bom funcionamento dos processos.
Melhora no controle de produção
Mais um dos impactos gerados pela indústria 4.0 na gestão de produção industrial é a melhoria no controle de produção e na qualidade dos produtos. Isso se torna possível porque, em razão do maior controle e da maior eficiência dos processos, passa a ser mais fácil produzir itens que atingem a qualidade desejada e, consequentemente, que representam valor ao consumidor.
O monitoramento contínuo que a tecnologia possibilita, assim como o uso de dados para a análise, permite que o gestor acompanhe em tempo real o que é produzido e quais são os pontos que podem ser aprimorados. Dessa forma, há como desenvolver estratégias eficazes antes do começo da elaboração ou durante o processo de produção.
Como vimos, a gestão da produção industrial é muito importante para as empresas e, hoje em dia, ela se relaciona diretamente com a indústria 4.0, uma vez que as suas inovações tecnológicas são capazes de otimizar os processos e os resultados. Além disso, uma boa prática é que o gestor se mantenha atualizado com relação às tendências do setor a fim de que a companhia consiga se manter competitiva e com o volume de vendas esperado.
Se você gostou de conhecer mais sobre a gestão da produção industrial e deseja continuar o seu aprendizado, faça o download do nosso e-book sobre otimização de produção na indústria.