A tecnologia tem ganhado espaço em empresas de diversos segmentos. Afinal de contas, ela é capaz de otimizar os processos dentro das organizações e digitalizar procedimentos, o que leva a uma produtividade maior.
Tudo isso é possível por meio da transformação digital na indústria 4.0. Neste post, falaremos mais sobre o conceito e como ele se traduz em benefícios diretos para as empresas, muito além do ganho de agilidade na rotina. Boa leitura.
O que é a transformação digital?
Primeiro, é importante conceituar adequadamente a transformação digital. Ela se relaciona ao uso cada vez mais frequente de tecnologia, com a intenção de melhorar a performance e, consequentemente, gerar melhores resultados dentro das organizações.
Esses resultados otimizam as atividades rotineiras na empresa, o que gera produtos melhores para os clientes, além de agilidade nos processos internos. A transformação digital na indústria 4.0 também é marcada pela conexão entre as tecnologias e as diversas ferramentas que podem ser empregadas em cada organização.
Entre as tecnologias que marcam a transformação digital na indústria 4.0, podemos mencionar:
- impressão 3D;
- inteligência artificial;
- Big Data;
- computação em nuvem;
- internet das coisas;
- entre outras.
A mobilidade corporativa é outra característica significativa dos novos paradigmas de transformação digital. Isso porque muitas das tecnologias que mencionamos podem ser acessadas em qualquer dispositivo, como notebooks, celulares e tablets. Basta ter uma boa conexão à internet.
Como se manifesta a transformação digital na indústria 4.0?
Os dois conceitos estão intimamente conectados, uma vez que foi exatamente a transformação digital que contribuiu para as mudanças que levaram à era atual, da indústria 4.0. Essa conexão é exemplificada pela digitalização de diferentes tarefas — isto é, muitas atividades passaram a ser executadas pelas máquinas e sistemas informatizados, em geral.
Outra característica interessante da era atual é que as tecnologias podem ser interligadas de forma efetiva. Essa capacidade de integração possibilita a melhoria no desempenho geral das companhias e os bons resultados podem ser visualizados em diferentes áreas do negócio: do marketing ao departamento financeiro.
Como se não bastasse, as novas tecnologias proporcionam a coleta de dados, que podem ser transformadas em informações relevantes para o negócio. Com essa capacidade, os gestores passam a contar com informações centralizadas, o que facilita o desenvolvimento de novas estratégias comerciais e de planejamento para o futuro da empresa.
Quais são os pontos positivos de investir em transformação digital?
Agora, falaremos dos benefícios específicos da transformação digital aplicada à indústria 4.0.
Agilidade nas atividades próprias do negócio
Com os sistemas informatizados integrados e digitalização de diferentes processos dentro da empresa, os colaboradores produzirão muito mais do que fariam com uma rotina puramente manual. Assim, a organização tende a entregar produtos com mais agilidade — e em maior quantidade.
Além disso, colaboradores talentosos não precisarão mais perder tempo com tarefas puramente burocráticas e repetitivas. Os gestores poderão alocá-los em tarefas mais desafiadoras, estimulando esses profissionais, uma vez que eles trabalharão em projetos ligados às atividades-fim da empresa.
Maior alinhamento com as expectativas do mercado
Os consumidores finais também são beneficiados com a transformação digital, uma vez que eles terão acesso a produtos cada vez mais personalizados, com entregas mais rápidas. Com a coleta de dados por parte das informações, realizadas pelas novas tecnologias, as empresas conseguirão desenvolver mercadorias com base em informações relevantes.
Assim, podemos dizer que a agilidade trazida pela transformação digital otimiza toda a experiência do cliente no seu relacionamento com a empresa. Dessa forma, a chance de que ele fique satisfeito com os serviços prestados pela empresa — e, consequentemente, seja fidelizado por ela.
Qualidade superior do produto
Com as inovações e modificações introduzidas pelos paradigmas da indústria 4.0, as organizações passaram a colocar produtos superiores no mercado. Como se não bastasse, a redução de tempo para produzi-los pode tornar essas mercadorias mais baratas, de acordo com a estratégia adotada pelos gestores.
Ao produzir mais e em períodos menores, sobra tempo para os colaboradores e gestores desenvolverem produtos inovadores. Essa capacidade de apostar em soluções criativas é o que diferencia a empresa dos concorrentes e estabelece a marca como referência dentro do mercado.
Otimização dos processos
Como mencionamos, as tecnologias e sistemas da indústria 4.0 geram uma grande quantidade de dados. Esse histórico proporciona aos empreendedores um entendimento mais preciso das atividades do negócio e de como as tarefas são conduzidas.
Isso faz com que os líderes obtenham conhecimento diferenciado em relação ao desempenho das máquinas, dos softwares e dos sistemas informatizados, em geral, assim como a atuação dos colaboradores. Fica mais fácil encontrar os gargalos e desenvolver ações efetivas para resolver essas falhas.
Redução dos custos gerais
Reduzir gastos é um dos assuntos mais urgentes em qualquer empresa, mas nem todos os gestores sabem como fazer isso de forma efetiva. Uma boa ideia para conseguir isso é investir na transformação digital: afinal, o uso de tecnologias garante um acompanhamento melhor da infraestrutura já presente na organização, o que garante uma durabilidade maior.
Digitalização de processos
A digitalização de processos também reduz os erros humanos, já que os sistemas tecnológicos passam a conduzir as tarefas de acordo com os padrões de excelência impostos pela própria empresa. Isso reduz o retrabalho ocasionado por atividades realizadas de forma inadequada.
Com menos erros, menos desperdício de recursos — e, consequentemente, menos dinheiro gasto sem retorno. A capacidade de produzir mais com o auxílio de tecnologia de alto nível também resulta em mais mercadorias à disposição para comercializar.
Melhoria no ciclo de vida do produto
A transformação digital na indústria 4.0 também é representada pela utilização cada vez maior de soluções digitais de CAD, que atuam diretamente na melhoria do ciclo de vida dos produtos. Um exemplo de tecnologia desse tipo é o Solid Edge, da Siemens, um conjunto de soluções CAD que abordam todos os processos de desenvolvimento.
Ele oferece diversas funcionalidades para a empresa, como o desenho 3D e a gestão otimizada de projetos. Ele representa uma das principais características da indústria 4.0: um ecossistema de aplicativos integrados, dedicados a fornecer o melhor desempenho possível.
Como vimos no artigo, a transformação digital na indústria 4.0 transformou todo o modo de produção dentro das empresas. Isso porque ela torna a tecnologia acessível a diferentes tipos de negócio, garantindo processos mais ágeis e modernização de rotinas produtivas.
Caso você queira continuar lendo sobre meios de garantir mais eficiência dentro da empresa, aproveite a visita e leia o nosso e-book sobre otimização dos processos de produção.